O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relançou na última terça-feira (14) o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), durante sua passagem pela cidade de Santo Amaro (BA). Na ocasião, foram entregues 684 unidades habitacionais, além de outras 2.061 entregas simultâneas em outros municípios dos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná.

Por não querer utilizar as regras vigentes do Casa Verde e Amarela, o novo governo pode enfrentar dificuldades para conseguir engrenar o programa em seu novo modelo, e as primeiras contratações deverão ocorrer apenas no início do segundo semestre deste ano.

Principais mudanças no MCMV

O programa vai retomar a Faixa 1, que será voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640. A medida tem o objetivo de direcionar investimentos para a construção de empreendimentos para a população com a menor renda. Ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa são outras mudanças do MCMV. Os empreendimentos também estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos.