Após algumas reuniões da comissão de estudos criado para propor os quesitos de revisão no texto da Norma NBR 15270/2017, foi marcada reunião presencial na cidade de Itu (SP), na ACERVIR, para a continuidade das discussões da comissão.

Na reunião, que contou com a participação de membros de laboratórios, ceramistas e professores de universidades, foram aprovadas as sugestões na parte 1 – Requisitos da norma, como a inclusão dos blocos de ligação, que fez parte de um trabalho realizado em parceria com ANICER, ABECE e a Urbes no Rio Grande do Sul. No trabalho, foram desenvolvidos blocos específicos para a ligação da alvenaria com a estrutura, incluídos na norma para este uso especifico com a caracterização de BFS – Bloco de Fixação Superior.

Para os blocos de alvenaria estrutural acima de 10 MPa, foi incluída a exigência de execução de ranhuras nos furos dos blocos (este item já estava incluído na norma de alvenaria estrutural ABNT NBR 16868 e não na de produto).

Também foram iniciadas as discussões da parte 2 da norma – Métodos de Ensaios, com o objetivo de melhorar os textos dos ensaios dos blocos sem deixar margem a interpretações diferentes entre laboratórios.