O Presidente da Anicer Natel Moraes e 17 presidentes de sindicatos e empresários do setor de cerâmica vermelha, se reuniram na tarde da última terça-feira (09), na sede do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, em Brasília, com o Diretor Geral do órgão, Victor Hugo Froner Bicca e seu Diretor de Arrecadação, Ricardo Parahyba. Na pauta da reunião, questões sobre a criação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – Cfem e a forma como está sendo realizado o cálculo das notificações em diversos estados do Brasil.

O presidente ficou esperançoso com o compromisso assumido pelos representantes do órgão. “Foi uma reunião ímpar, onde pudemos esclarecer algumas situações sobre a cobrança da Cfem que está apresentando muita desproporção de uma região para outra, o que vem onerando demais os empresários. Foi uma conversa importante, onde conseguimos um bom espaço e a garantia de que o DNPM irá analisar os nossos pleitos. Além disso, a Anicer está realizando um levantamento do valor da argila que vem sendo praticado em todo o Brasil e o DNPM se comprometeu a analisar os dados do estudo da Associação”, disse Moares.

Moraes vem solicitando ao órgão uma maior transparência nos dados do documento, bem como uma padronização em relação ao valor por tonelada que será cobrado aos empresários do setor de cerâmica vermelha. Os representantes do DNPM também foram convidados a conhecer de perto o funcionamento de uma indústria cerâmica em breve. “Queremos que a instituição veja in loco como trabalhamos e as dificuldades que temos enfrentado no dia a dia de nossa produção”, finalizou Moraes.