Nesta quarta-feira (19), a Firjan comemorou seus 195 anos de funcionamento. O presidente da instituição, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou a relevância dos empresários, colaboradores e associados na trajetória da Firjan. “São quase 200 anos com uma reputação reconhecida, sempre defendendo os interesses dos industriais do Rio de Janeiro. Isso se faz com perseverança, muito trabalho e com seriedade”, disse.

Mesmo depois de tantos anos de mercado, a primeira organização representante da indústria brasileira permanece sendo reconhecida como uma instituição de peso e relevância para o setor industrial. O presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, reiterou que tantos anos de atuação já demonstram a importância de uma representação empresarial. “Ao longo de quase dois séculos, nos consolidamos em prol da indústria do Rio e do Brasil. As tecnologias foram avançando até a era digital e a Firjan vem dando suporte a essa evolução das indústrias e da sociedade”, afirmou. 

Nesses 195 anos, são incontáveis as iniciativas propostas pela organização. Dentre os projetos mais recentes, destaque para a Casa Firjan, de 2018; o Projeto Firjan de Pequena Empresa, de 2021; e a Agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0, de 2022. O 1º diretor-secretário da federação e presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Município do Rio (Sigraf), Carlos Di Giorgio, também se pronunciou sobre a data, e disse que a Firjan não é importante apenas para os empresários, mas relevante para todo o Estado, e que o setor industrial permanece forte por conta dos feitos da instituição. 

A presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense, Márcia Carestiato Sancho, também fez questão de dar seu depoimento sobre a importância das Representações Regionais para tratar das especificidades locais. Outro entusiasta foi o 1º vice-presidente da Firjan CIRJ, Carlos Fernando Gross, que afirmou que a influência da federação se dá em âmbito nacional, e considera a Firjan um centro de pensamento do país no Estado.