O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, informou, nesta quarta-feira (21), que a entidade está trabalhando junto com o governo federal e o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para buscar melhores condições de compra das famílias. Segundo Martins, a medida é necessária diante de problemas como o aumento de custo dos materiais de construção na pandemia, do descasamento entre a demanda e a oferta de imóveis no programa Casa Verde e Amarela e da pressão sobre os preços.

Em evento realizado em São Paulo, o presidente da CBIC já havia frisado que as medidas anunciadas pelo governo federal no dia 20 julho já resultaram, em agosto, a cerca de 40% de crescimento na contração do Casa Verde e Amarela em relação a julho de 2022. Algumas delas relacionadas a queda na taxa de juros, aumento do subsídio e melhoria do índice regional.

“Temos uma curva de subsídio muito mais aderente à realidade econômica social do país. Passou de duas variáveis, que era o local e a renda, para cinco variáveis que espelham muito mais a realidade e a capacidade de compra dos nossos adquirentes”, salientou o presidente da CBIC.

O setor ainda aguarda o fechamento dos meses de setembro e outubro para checar se o resultado diz respeito a um estoque represado ou se realmente vai manter o ritmo de crescimento. “Diferente do início do ano, quando imaginávamos que fosse estar longe de cumprir o orçamento, em 2022 deve faltar recurso do orçamento no FGTS”, mencionou.

Também presente ao evento, o diretor de crédito imobiliário do Santander, Sandro Gamba, chamou a atenção dos participantes para o fato de que, se anteriormente se falava do Casa Verde e Amarela apenas no mercado primário, atualmente é crescente o desenvolvimento de ofertas no mercado secundário para o CVA. “É muito importante que as equipes de vendas observem isso”, disse. A CBIC, em conjunto com as entidades associadas, vem trabalhando em um projeto para o mercado imobiliário, semelhante ao do mercado de automóveis. A ideia, segundo Martins, é criar um crédito rotativo, no qual as pessoas possam deixar o imóvel como garantia, o que melhora a concessão do crédito e a venda do imóvel. “Se investirmos na cultura da troca de imóveis teremos 10% de financiamento do crédito imobiliário de percentual do PIB. Países vizinhos, como o México, tem cerca de 20%. Só vai chegar nesse ponto quando nós aquecermos o mercado secundário e ele vai alavancar o nosso mercado primário”, destacou o executivo.