A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e o Sindicato da Habitação do Estado de Goiás (Secovi-GO) se uniram ao Fórum da Habitação e à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no combate às cooperativas imobiliárias ilegais. Com a participação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a decisão ocorreu no dia 20 de julho, durante reunião na sede da OCB, que acertou os caminhos para o trabalho a ser desenvolvido.

“A reunião foi feita para serem definidos os termos técnicos da cartilha de utilidade pública, que será assinada pelo Fórum da Habitação, para levar esclarecimento aos consumidores do Estado de Goiás dos riscos existentes quando da aquisição de imóveis comercializados e construídos por cooperativas ilegais”, informou o superintende da Ademi-GO, Felipe Mellazo.

Na avaliação do superintendente do Secovi, Francisco Viana Lopes, a parceria do Fórum da Habitação com a OCB dá mais segurança ao consumidor e ao mercado imobiliário. “Para ser cooperativa de fato, uma entidade deve obedecer a uma série de exigências e o mercado está submetido a um regramento de aprovação, de liberações e formalidades que dão ao consumidor a garantia de que terão seu imóvel devidamente regularizado ao final da aquisição”, observa.

Além da cartilha, a OCB está criando um selo de conformidade (segundo legislações que regulamentam a atividade cooperada) para identificar as cooperativas legais e combater aquelas que trabalham de forma ilícita.