As Micro e Pequenas Empresas (MPE) foram as principais responsáveis pela geração de empregos no país no mês de março deste ano. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as MPE tiveram mais de 1 milhão de admissões no período, o que equivale a 88,9% de todas as vagas de emprego abertas. Isso mostra que nove em cada dez empregos foram criados pelo segmento.
O Brasil concentra 615 mil novas vagas no acumulado do ano, sendo 430 mil oferecidas pelos Pequenos Negócios contra 148 mil das Médias e Grandes Empresas. O primeiro trimestre deste ano não apresenta um cenário muito diferente do ano passado, quando todas as modalidades de empresa também apresentaram saldo positivo, mas as MPE se destacaram na oferta de vagas, com resultado quase três vezes maior que os grandes e médios negócios.
O setor de Serviços segue liderando na criação de empregos no Brasil. Em março, as MPE do setor contrataram mais de 74 mil pessoas e totalizam 273.698 novos postos de trabalho no ano. No segmento de Comércio, os resultados não foram tão significativos.
As Médias e Grandes Empresas foram responsáveis por fechar a maior parte dos postos de trabalho. Foram 43.361 desligamentos nas MGE e 17.434 nas MPE.