A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) irá elaborar um levantamento de todos os programas nacionais de habitação e suas respectivas parcerias bem sucedidas, com o objetivo de incentivar outras regiões do país a investirem na área, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.

O anúncio foi feito pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, anunciou, na última segunda-feira (20), durante o 94º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

“O nosso plano é fazer uma listagem de tudo que existe de programa nacional de habitação, como o Habite Seguro, as várias modalidades, com as boas práticas das parcerias que estão sendo feitas em alguns estados com o governo federal e entregar para que o Ministério do Desenvolvimento Regional leve isso aos empresários, prefeitos das várias regiões do Brasil, como forma de impulsionar o setor”, explicou Martins durante o debate “Ações no desenvolvimento regional”, que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira.

De acordo com Martins, a indústria da construção tem um importante papel no crescimento do país, na geração de emprego e de renda e no bem-estar social. Ele também destacou ser de extrema importância que a população tenha acesso a mais informações sobre o setor. “Às vezes a população não percebe a participação do setor em tudo isso que está sendo feito, como, por exemplo, na entrega de água em uma região seca do país”, frisou.

Daniel Ferreira destacou que o MDR entregou, em três anos, 16 mil obras em todo o Brasil relacionadas a saneamento básico, infraestrutura, habitação, segurança e defesa civil. Só em moradias entregues, foram 1,3 milhão, além de R$ 11 bilhões investidos em saneamento, saúde, proteção do meio ambiente, entre outros setores. “Encontramos uma forma muito sustentável de fazer habitação, que é o FGTS. Vemos os números de emprego crescendo, mas precisamos fazer a habitação participar mais disso”, afirmou.