Na última sexta-feira (6), representantes das comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participaram de uma reunião on-line com o superintendente Nacional de Operações Imobiliárias da Caixa Econômica Federal, Marlon Machado, e com o diretor de Habitação do banco, Rodrigo Wermelinger.

Segundo o presidente da CHIS, Carlos Henrique Passos, o objetivo da reunião foi discutir soluções para melhorar o relacionamento das empresas com o banco. “É baseado nisso que a nossa equipe está desenvolvendo, em parceria, formas de melhorar não só produtos de cobrança bancária, como produtos de pagamentos, os relatórios dos contratos habitacionais que são importantes para os controles internos das empresas”, afirmou Passos.

O presidente da CII, Celso Petrucci, também participou da reunião e abordou sobre os financiamentos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Petrucci destacou que, entre 2002 e 2021, as empresas elevaram em cem vezes o crédito imobiliário com recursos da poupança e reiterou a relevância desses números. O presidente não deixou de reconhecer a importância da Caixa Econômica para o setor da construção.

Do lado da Caixa Econômica, Marlon Machado e Rodrigo Wermelinger apresentaram o selo para cliente especial, uma das novidades do banco. “A ideia é acompanhar mais de perto as empresas que estão começando com a Caixa agora, que nunca operaram, para que elas aprendam”, afirmou Wermelinger. O selo é atribuído aos clientes já conhecidos pela instituição, que já têm uma parceria mais antiga.
Machado apresentou os benefícios da integração dos sistemas da entidade com as empresas e reconheceu a importância do relacionamento entre a Caixa e a CBIC. “É bacana ver que nós estamos, realmente, independente de como a concorrência se porta. A Caixa confia no mercado de construção civil e tem melhorado os seus produtos, pensando no futuro e pensando numa mentalidade bem progressista em relação à construção”, explicou.

A relação das empresas com outros bancos não ficou de fora da conversa. Fabrício Schveitzer, diretor de Estratégia e Mercado do Sienge (plataforma que oferece serviços para melhoria de processos na construção civil) abordou a questão, mas reiterou que a parceria com a Caixa é essencial. “A gente avançou em integrações com outros bancos e tem funcionado bem, tem trazido um alívio, mas obviamente que o grande desejo é a Caixa Econômica Federal, porque é o banco mais expressivo, líder de mercado”, apontou.

Ao final da conversa, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reiterou que a casa própria é fundamental enquanto programa de desenvolvimento social. “Habitação significa geração de emprego, realização de sonho. E no instante em que você dá casa, você dá aconchego para a família, melhora a educação, a saúde”, finalizou.