Mais de 130 mil micro e pequenas empresas conseguiram obter em torno de R$ 8 bilhões em empréstimos nos anos de 2020 e 2021 por atuação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), fundo garantidor gerido pelo Sebrae que atua como avalista das operações de crédito para os pequenos negócios. O valor corresponde a um pouco mais de 30% de todo o volume de crédito garantido pelo Fampe desde sua criação em 1995.

Para melhorar e garantir o acesso de MPEs ao crédito durante a crise sanitária, o Fampe passou por um processo de reformulação, que ampliou o número de instituições financeiras credenciadas para concederem financiamentos com as garantias do fundo de aval do Sebrae. Atualmente, já são 20 instituições, como Caixa, Banco do Brasil, BRB, Sicoob, Sicredi, Banco Original, Banrisul e Banco Banese, entre outras.

Um dos principais obstáculos enfrentados pelos pequenos negócios para acessar as linhas de crédito é a falta – ou insuficiência – de garantias, situação que pode ser resolvida por meio da atuação de um fundo garantidor.

“Entendemos que é um cenário desafiador para os pequenos negócios e para a economia do país como um todo, mas é o momento também de mais uma vez mostrarmos que os pequenos negócios têm potencial para serem os grandes protagonistas da retomada do desenvolvimento econômico e social do país”, destacou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

De acordo com o executivo, o crédito foi fundamental para fornecer os recursos tão necessários para a sobrevivências de todos os pequenos negócios. Entretanto, o cenário ainda permanece difícil devido à alta da inflação e ao aumento das taxas de juros, apesar do controle da pandemia.