Empresas do setor da Construção Civil estão enfrentando problemas pela ausência de preços medianos de referência para materiais da construção em algumas unidades da federação para o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). As mais afetadas são as áreas de saneamento básico, infraestrutura e habitação.

É que os preços e custos do Sinapi auxiliam na elaboração, análise e avaliação de orçamentos das empresas, enquanto os índices possibilitam a atualização dos valores das despesas nos contratos e orçamentos.

Para ajudar na questão, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está mediando encontros entre integrantes do IBGE, dos sindicatos e associações do setor afiliados à entidade e de empresas do setor da construção. O objetivo é contribuir na construção de um canal de comunicação com o IBGE, com vista à realização da Pesquisa de Locais de Compras (PLC). As reuniões estão ocorrendo inicialmente nos estados onde foram detectados problemas mais significativos de ausência de preços, mas, para os próximos meses, a expectativa é que a pesquisa seja estendida a todo o país.