A Anicer realizou, na última quarta-feira (30), uma reunião na Fiesp com representantes do setor de cerâmica Vermelha. O grupo foi criado pela Anicer em dezembro de 2019 com o objetivo de desenvolver 3 modelos de telhas padrão: romana, americana e portuguesa, todas com foco no mercado.

“Os modelos de telhas também buscam atender à norma de desempenho, assim foi feita a caracterização de desempenho das telhas no início do estudo, após diversas melhorias, testes-pilotos em diversas fábricas até chegar-se no modelo atual”, destacou o coordenador do grupo, Bruno Frasson, engenheiro da Anicer e chefe de Secretaria do Comitê Brasileiro de Cerâmica.

O coordenador pontuou que as telhas já fabricadas atualmente poderão continuar com projeto. No entanto, a fabricação dos modelos padrão deverá seguir todos os requisitos, como geometria, dimensional, galga, afastamento dos pinos etc.

Estima-se que o grupo terminará o estudo em mais 4 meses. Após a aprovação pela Comissão de Estudos de Telhas Cerâmicas da ABNT, os modelos entrarão na norma NBR 15.310.

Além de ceramistas, também participaram da reunião os fabricantes de moldes Formattec (RS) e Icon (SC), que também fazem parte do grupo de estudo.