Marca história para o empreendedorismo no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, com base em informações da Receita Federal, o ano de 2021 registrou um número recorde de novos pequenos: mais de 3,9 milhões de empreendedores abriram um novo CNPJ. O número representa um crescimento de 19,8% em relação a 2020, ano que em foram criados 3,3 milhões de CNPJ; e de 53,9% em relação a 2018, quando foram formalizados 2,5 milhões de MPE.

Segundo o presidente do Sebrae, 1/3 desse total teve a pandemia como maior motivação, e dois terços já tinham o desejo natural de empreender. “Ao mesmo tempo que a pandemia forçou muitas pessoas a irem para o empreendedorismo por necessidade, ela também estimulou a busca desse meio de vida por oportunidade. E a tendência é que o empreendedorismo continue crescendo”, destacou Melles.

Para ele, o incremento registrado no ano passado se deve à melhoria do ambiente de negócios no Brasil e à consolidação da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Do total de CNPJ criados em 2021, 3,1 milhões optaram por ser MEI (80%). O número de MPE abertas no período foi de 682,7 mil (17,35%).