A Firjan promoveu, no dia 15 de dezembro, um debate entre Alexandre Carloni, especialista de Saúde Ocupacional da Firjan SESI, e José Luiz de Barros, gerente institucional de Saúde e Segurança de Trabalho da Firjan. O conteúdo pode ser acessado no canal da federação no YouTube.

O principal motivo da ação foi a grande expectativa dos empresários com a inclusão das informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial, que passa a ser obrigatória a partir do dia 10 de janeiro de 2022 para empresas do Grupo 2 e 3 (micro empresas e de pequeno porte, optantes do Simples e empresas sem fins lucrativos).

O eSocial é uma ferramenta de escrituração digital desenvolvida pela Governo Federal para reunir informações sobre os empregados. De acordo com Barros, trata-se de um avanço na desburocratização e na simplificação do registro de informações. Contudo, ele alerta que o projeto ficou muito grande e complexo por incluir, cada vez mais, dados que não estavam previstos inicialmente.

“Agora, as empresas se preocupam em se readequar ao último escopo do projeto, com tantas alterações feitas no decorrer desses últimos oito anos. Ao mesmo tempo, até agora não existe um portal para o lançamento dos dados. Ainda estão ajustando o portal do Meu INSS para comportar o app do PPP Digital”, comentou Barros.