O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e a Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM) estão lançando o curso on-line de Introdução à Instalação de Materiais Refratários. De forma bastante didática, o curso falará sobre o processo de instalação do revestimento, destacando as principais técnicas para aplicação de diversos tipos de refratários.

Ministrado pelo presidente da ABCERAM, Ulisses Soares do Prado, o curso tem como público-alvo acadêmicos, fabricantes e usuários de materiais refratários e afins, técnicos e engenheiros de montadoras e empresas de engenharia.

Veja a seguir o programa do curso:

1 – Fundamentos sobre refratários;

2 – Preparação e Planejamento;

3 – Instalação de Refratários Formados;

4 – Instalação de Refratários Não Formados;

5 – Retomada de Operação.

De acordo com Prado, o desempenho do revestimento refratário em um equipamento é uma variável multifatorial, que não depende somente da especificação e qualidade do produto. “Outras variáveis são tão ou mais importantes que o próprio material, como a instalação do revestimento; e daí a importância do curso, que abordará de forma didática e prática a instalação do revestimento, destacando as principais técnicas para aplicação de diversos tipos de refratários”, destaca o presidente.

A ABCERAM é uma entidade sem fins lucrativos com quase 70 anos que congrega os vários setores da cerâmica, que, segundo o presidente, são muitos. “Por atuarem em segmentos similares, embora com focos um pouco diferentes a sinergia entre ABCERAM e o CCB pode potencializar a vocação de ambas as entidades na divulgação da cerâmica e na disseminação do conhecimento”, afirma.

Prado reforça que, basicamente, a maioria dos cursos de refratários discorre sobre produtos e propriedades, sendo a instalação destes materiais pouco abordada. “O objetivo deste curso é preencher esta lacuna e tratar da aplicação dos materiais refratários, as técnicas e os cuidados para sua instalação de forma correta e segura”, finaliza.

EAD-CCB

De acordo com Prado, o EAD é uma alternativa aos cursos tradicionais com custos mais atraentes, maior capilaridade e versatilidade.   “É uma nova modalidade de curso que tem se popularizado”, sintetiza.

Sendo assim, o CCB, com o amplo conhecimento técnico do setor e que já realizava treinamentos presenciais e in company, ministrados pelos seus consultores com suas expertises, e de acordo com a necessidade de seus clientes, agora, amplia a sua atuação com os cursos EAD, objetivando expandir, a qualificação na indústria cerâmica. Desta forma, contribui, ainda mais, com o desenvolvimento nacional e internacional do setor. Para mais informações sobre o curso, clique aqui.