O Sebrae e o Ministério da Economia disponibilizaram uma nova versão para Android e iOS do aplicativo Compras.gov.br, que simplifica e facilita o acesso de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) às licitações.

Em matéria divulgada no site do Sebrae nesta segunda-feira (20), a analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Denise Donati explica que o novo aplicativo fortalece a previsão de participação dos pequenos negócios nas compras públicas, conforme a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. De acordo com a analista, as licitações são um ótimo nicho de atuação para as empresas do segmento.

“O governo nunca para de comprar. Ele sempre precisa de produtos e serviços que movimentam a máquina pública, seja na aquisição de material e nas construções de escolas, estradas, hospitais, entre outros. Para isso, ele precisa do fornecimento dos pequenos negócios. Vale lembrar que o APP vai ser bom para todas as empresas, mas entendemos que será muito bom para as MPE porque irá simplificar o acesso ao mercado das aquisições públicas. Tudo agora poderá ser feito com alguns cliques, na palma da mão”, destaca.

O aplicativo conta com uma central de mensagens, que permite emitir avisos, realizar comunicações e receber notificações, além de visualizar os editais de licitação e filtrar o recebimento de avisos de licitações de acordo com a linha de atuação da empresa. Ainda é possível realizar downloads de editais e compartilhar licitações via e-mail.

O cadastro no aplicativo também irá substitui o cadastramento no site do Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores).

“Hoje o empreendedor faz tudo pelo aplicativo, diretamente na palma de sua mão. O cadastro ficou bem mais simples e ágil”, conclui.

Segundo informações do Painel de Compras Públicas do Ministério da Economia, nos últimos três anos, as MPEs participaram de mais da metade dos processos de aquisições de produtos e serviços feitos pelo governo federal. Dos 195,8 mil processos realizados no período, os pequenos negócios tiveram uma participação em 55% deles.