Servidores do setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Piauí – Imepi, participam, nesta segunda-feira (6), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – Fiepi, de treinamento para fiscalização de blocos cerâmicos. O evento é realizado pelo Imepi, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – Sedet.

O objetivo da ação é combater a inconformidade dos produtos cerâmicos, evitando que o consumidor seja prejudicado pela compra de material fora das normas técnicas e de baixa qualidade. O treinamento é ministrado por especialistas do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – Ipem/RN. “Esse trabalho conjunto dará mais segurança ao consumidor e a certeza de que ele estará adquirindo um produto que obedece as normas técnicas oficiais, livrando-o de prejuízos e problemas, muitas vezes graves, em sua obra”, explicou o diretor geral do Imepi, Maycon Danilo.

A capacitação segue até a próxima sexta-feira (10) e, antes de iniciar a fiscalização, o Imepi comandará uma ação de conscientização para que as cerâmicas realizem os ensaios técnicos de seus produtos, como forma de garantir que revendedores e distribuidores vendam produtos dentro da norma técnica vigente. Caberá ao Imepi fazer a fiscalização junto às cerâmicas e ao comércio. “Queremos também incentivar a legalidade e conformidade do material, inibir a concorrência desleal, criar uma cultura de venda técnica e orientar o consumidor final, informando que os produtos possuem padrões específicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como as portarias do Inmetro nº 558/2013, para blocos cerâmicos e nº 005/2013, para telhas”, finaliza Danilo.

Sindiceram_