O Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC) da Universidade de Caxias do Sul promove no dia 10 de fevereiro o seminário “Aditivos de Fontes Renováveis para Fabricação de Produtos Cerâmicos”. Com foco na inovação tecnológica para o setor, o evento será realizado no auditório do IMC, em Bom Princípio, das 8h às 18h.

Durante o seminário será detalhada uma pesquisa sobre uma solução que utiliza aditivos de fontes renováveis para a aplicação em processos de conformação de blocos por moldagem por extrusão. O trabalho está sendo desenvolvido na região do Vale do Caí, um dos mais importantes polos produtores de cerâmica vermelha no estado.

De acordo com os pesquisadores, os resultados da pesquisa apontam alternativas para reduzir o consumo de energia e a quantidade de água no processo produtivo da cerâmica vermelha voltada para a construção civil.

“Este projeto é uma ação conjunta do IMC da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Rio Grande do Sul, visando o fortalecimento da competitividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria cerâmica regional”, esclarece o professor e coordenador do laboratórios de materiais cerâmicos, Robinson Dudley Cruz.

“Uma das metas deste projeto de pesquisa é a divulgação dos resultados obtidos nos testes em laboratório para a comunidade ceramista e, principalmente, os benefícios e efeitos destes aditivos na economia de energia, tanto na extrusão quanto na secagem dos produtos cerâmicos”, complementa.

Os participantes também poderão participar de uma visita técnica ao laboratório de processamento do IMC. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (51) 3634-1100.

Mais informações, clique AQUI.

fontes-cerâmica