Será realizada entre os dias 9 a 11 de maio de 2017, no município de Jaguariúna, em São Paulo, a segunda edição do Fórum Brasileiro de Avaliação do Ciclo de Vida (BRACV). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e com a Fundação Espaço Eco.

O objetivo do fórum é promover debates, entre pesquisadores, agentes governamentais e empresários da área, para fomentar a proposição de estratégias que auxiliem no progresso da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil.

O encontro de 2017 discutirá os temas vinculados às comissões técnicas do Programa Brasileiro de Ciclo de Vida (PBACV). São elas: Banco de Dados, Inventários, Avaliação de Impactos, Rotulagem e Capacitação. “A proposta continua sendo a de promover um espaço de discussão sobre os principais entraves e oportunidades para a ACV no Brasil”, explica o especialista técnico de ACV do IBICT, Thiago Rodrigues.

As inscrições serão gratuitas. Mais informações, clique AQUI.

HISTÓRICO – Formado em 2015, o BRACV surgiu como uma iniciativa capitaneada pelo IBICT e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ, com o objetivo de ampliar e aprofundar as discussões sobre as aplicações da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida no Brasil.

Em sua primeira edição, os grupos de discussão abordaram os seguintes temas: “Inventários do Ciclo de Vida de produtos brasileiros”, “ACV e rotulagem ambiental (comunicação da ACV)” e “Tomada de decisão baseada em ACV”. Dado o sucesso alcançado em 2015, o IBICT decidiu por promover o evento bianualmente.

forum-bracv-site