O Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Rio Grande do Norte (Sindicer-RN) realiza, amanhã (04), no salão paroquial da Igreja de Carnaúba dos Dantas, às 8h30, o V Ciclo de Palestras do Sindicer-RN e a apresentação dos resultados finais do Projeto EELA.

Desenvolvido em sete países latino-americanos – México, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Brasil –, o Projeto EELA conta com o apoio da Agência Suíça de Cooperação e Desenvolvimento (Cosude) e da organização não-governamental Swisscontact para reduzir as emissões de carbono e diminuir o impacto ambiental da atividade ceramista em toda a América Latina.

No Brasil, o projeto começou a ser desenvolvido na região do Sertão do Seridó do Rio Grande do Norte, uma das mais produtivas em cerâmica vermelha de todo o Nordeste. A coordenação fica a cargo do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) em parceria com o Sindicer/RN.

No Rio Grande do Norte, 186 cerâmicas estão em atividade com produção mensal de 112 milhões de peças, 54% representado por telhas e 42% de blocos cerâmicos (tijolos) de acordo com o último diagnóstico realizado, em 2012, pelo Sebrae/RN. O evento marca o encerramento do projeto este ano. A retomada das ações estão previstas para o primeiro trimestre de 2017.

 projeto_eela