O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou no dia 19 de outubro o Mapa do Trabalho Industrial, uma pesquisa inédita sobre as demandas profissionais para o setor industrial no período 2017-2020. O levantamento revela que o Brasil terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico e de qualificação.

De acordo com o mapa, a construção é o setor que vai absorver a maioria dos profissionais (3,8 milhões), com qualificações nos níveis superior e técnico. As previsões de demandas para as demais áreas são: meio ambiente e produção (2,4 milhões), metalmecânica (1,7 milhão), alimentos (1,2 milhão), vestuário e calçados (974.592), tecnologias da informação e comunicação (611.241), energia (661.619), veículos (435.742), petroquímica e química (327.629), madeira e móveis (258.570), entre outros. Os profissionais poderão trabalhar em vários setores, além da indústria.

As empresas devem buscar profissionais engajados com a otimização da produção e mais atentos com os impactos ambientais gerados pelas atividades. Pelo ranking de regiões, elaborado com os números obtidos, o sul e o sudeste do Brasil liderarão a busca por profissionais, seguidos por nordeste, centro-oeste e norte.

“O profissional qualificado tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova vaga mais facilmente quando a economia voltar a crescer e as empresas retomarem as contratações”, enfatiza Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai e diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para o Senai, a pesquisa pode apoiar os jovens brasileiros na escolha da profissão e, com isso, aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho. O Mapa do Trabalho Industrial do Senai pode ser acessado AQUI.

logomarca-senai-site