A Avaliação de Ciclo de Vida dos Produtos Cerâmicos foi um dos destaques da Jornada Desenvolvimento Sustentável e Cerâmica Vermelha, realizada no auditório da Anicer, no dia 21 de outubro. Cerca de 15 pessoas participaram do evento promovido pela Rede Iberoamericana de Desenvolvimento Sustentável da Indústria Cerâmica – Iberceram.

A apresentação sobre a ACV da cerâmica foi conduzida pelo diretor de blocos e tijolos da Anicer, Luis Lima, que exibiu dados da pesquisa encomendada pela Anicer à empresa canadense Quantis. O trabalho aponta, dentre outras coisas, as vantagens ecológicas dos produtos cerâmicos em comparação aos equivalentes em concreto.

“O interesse pelo nosso estudo de ACV é grande e a tendência é que daqui pra frente teremos cada vez mais ACV de outros setores. Se fala muito em sustentabilidade, emissão de CO2, mas tem de ter um estudo desse porte científico para comprovar o desempenho ambiental do produto”, ressalta Lima.

O público também conferiu discussões sobre os desafios da construção sustentável, a produção de ecomateriais e os resultados positivos do Projeto EELA, que é coordenado pela Divisão de Energia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a incorporação de resíduos gerados da fabricação de aço à massa de cerâmica vermelha.

“A jornada foi bastante positiva no sentido de promover o intercâmbio de informações e troca de experiências entre as instituições e empresas brasileiras e Aitemin (Espanha)”, avalia o engenheiro cerâmico, Bruno Frasson. “No final tivemos uma mesa redonda para discussão de ações e estratégias para o desenvolvimento sustentável da indústria cerâmica”, complementa.

A Iberceram é uma rede que integra 19 instituições de nove países, que busca compartilhar com o setor da indústria de cerâmica vermelha todo conhecimento científico e tecnológico produzido nos últimos anos. Os países representados na rede são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.

jornada-iberceram-2016_ok
Foto: Mellyna Reis/Anicer