O Sindicato da Indústria de Cerâmica do Rio Grande (Sindicer/RN) lança na quinta-feira, dia 11, a campanha Tijolo Legal, às 18h40, na sede da Fiern, em Natal. Também haverá um lançamento no dia 12, em Mossoró, no Senai Ítalo Bologna.

O objetivo da ação, que conta com o apoio do Instituto de Pesos e Medidas do estado (Ipem/RN), é incentivar a venda regular e legal dos tijolos e telhas cerâmicas por fabricantes, revendedoras e distribuidoras em todo o Rio Grande do Norte.

A campanha é um desdobramento do acordo firmado entre a Anicer e a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), cujo compromisso é orientar os revendedores de materiais de construção quanto aos riscos decorrentes da comercialização de produtos impróprios ao consumidor.

Em maio, as instituições divulgaram um comunicado alertando que produtos cerâmicos que não atendem à norma técnica de fabricação da ABNT NBR (15.270 para blocos) e a norma técnica para telhas (ABNT NBR 15.310) não podem ser oferecidos ao mercado por serem considerados impróprios ao consumo.

A nota ainda lembra que os lojistas e fabricantes que vendem produtos irregulares são responsáveis pela falta de qualidade e desacordo com as normas de fabricação, distribuição e apresentação do produto, podendo responder juridicamente por  isso.

PALESTRAS – A campanha será reforçada com a apresentação de conteúdos técnicos sobre processos construtivos e qualificação dos produtos. Nos dois lançamentos (Natal e Mossoró), serão realizadas as palestras “Comportamento e desempenho estrutural de edifícios de alvenaria”, com o professor de engenharia civil da UFRN, Joel Araújo do Nascimento, e “Normas de desempenho e PSQ: planejamento e execução”, com o técnico em cerâmica da Anicer, Antônio Carlos Pimenta.

sindicer_rn