A Avaliação de Ciclo de Vida – ACV dos Produtos Cerâmicos vem ganhando cada vez mais no meio acadêmico. Desta vez, os resultados da pesquisa serão apresentado na feira “A Mecânica como nunca Civil”, na Faculdade Guanambi, no interior da Bahia.

O evento, promovido pelo curso engenharia civil da instituição, será nos dias 24 e 25 de maio, sempre a partir das 14h. A apresentação da ACV da cerâmica para os universitários foi sugerida pela Cerâmica Alves, associada da Anicer.

“A ideia é que os alunos compreendam um pouco sobre a Avaliação de Ciclo de Vida dos materiais desenvolvidos na cerâmica e como esse tipo de conhecimento pode influenciar na vida deles quanto profissionais. A ACV pode contribuir na transcrição da teoria para a prática”, comenta o coordenador do curso, Thomas de Castro Leal.

Durante as apresentações, os estudantes terão acesso aos folders explicativos da ACV, que detalham como foi elaborada a pesquisa. “O conhecimento teórico desenvolvido em sala pode ser endossado com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela cerâmica há muitos anos. O aluno passa a ter mais interesse no desenvolvimento de novos materiais e pode-se criar uma parceria com a cerâmica para o desenvolvimento de novos materiais”, explica Leal.

ESTUDO – Realizada pela empresa canadense Quantis, a Avaliação de Ciclo de Vida dos Produtos Cerâmicos teve como uma de suas colaboradoras a engenheira ambiental, Danielle de Maia Souza, além do professor Carlos Xavier como revisor. O trabalho encomendado pela Anicer aponta, dentre outras coisas, as vantagens ecológicas dos produtos cerâmicos em comparação aos equivalentes em concreto. O estudo revela que os produtos cerâmicos apresentam um desempenho ambiental superior ao dos concorrentes.

O diretor da área de blocos e tijolos cerâmicos da Anicer, Luis Lima, comemora o interesse de universidades pelo estudo e acredita que possa incentivar o consumo sustentável. “O mais importante da ACV é você dar o direito e a responsabilidade do consumidor escolher o produto que ambientalmente mais o satisfaça. Porque não é só a indústria que tem que ter essa responsabilidade, mas o consumidor também. E a ferramenta mais adequada para fazer essa escolha é a ACV”, ressalta.

logo_ACV_site