Entre os dias 4 e 11 de maio, o consultor técnico da Anicer, Antônio Pimenta, ministrou seis palestras sobre “Sustentabilidade na Construção Civil” em diferentes instituições de ensino e associações no Paraná. Os eventos foram organizados pelo Sindicer Oeste do Paraná e pela Coordenação Estadual dos Programas Setoriais de Qualidade – PSQs de Blocos e Telhas Cerâmicos.

As apresentações ocorreram na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade Assis Gurgacz (FAG), Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Cesufoz), Associação Comercial e Empresarial de Santa Helena (Acisa), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e na Associação Comercial de Itaipulândia (Aciai).

Estudantes de engenharia civil, construtores, revendedores de materiais para construção, pedreiros, engenheiros e arquitetos locais assistiram as apresentações do consultor, que atua há mais de 30 anos no setor de cerâmica. A Avaliação do Ciclo de Vida e PSQs foram alguns dos temas tratados nas palestras.

“Apresentei os benefícios de se utilizar produtos cerâmicos com diversos exemplos, boa parte identificados na região. Para os estudantes de engenharia civil, enfatizei a Norma de Desempenho, disponibilizando diversos links e sugestões de pautas para futuros estudos em sala de aula e laboratórios das faculdades”, detalha Pimenta, que ainda conheceu as instalações e laboratórios de ensaios de materiais da UTFPR.

20160504_154300