O presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha na Paraíba (Sindicer/PB) e vice-presidente da Anicer, João Gomes de Andrade Neto foi entrevistado sobre o crescimento do setor ceramista no programa Paraíba Tem, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiepb).

Durante o bate-papo o ceramista comentou sobre o setor que abrange quase todos os municípios e regiões do país, cuja capacidade produtiva corresponde a 5% do PIB da construção civil nacional. São aproximadamente 9 mil empresas e gerando cerca de 1,2 mi de empregos diretos e indiretos.

“Esse é um número bem expressivo já que a construção civil tem se expandindo nesses últimos anos, com os programas de desenvolvimento do governo”, destaca.

De acordo com Neto, o crescimento do setor de cerâmica vermelha nos últimos anos se deu em conjunto com a construção civil, amparado por programas do governo como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida. “Isso trouxe um desenvolvimento muito grande para as indústrias”, esclarece.

Ainda segundo Neto, as empresas paraibanas acompanharam esse crescimento por estarem melhor estruturadas. “De 2010 para cá, as empresas potencializaram muito o desenvolvimento delas, com novas máquinas, novas consultorias, com mais gestão. Isso fez com que elas crescessem em produção e também em produtividade”, pontua.

Apesar da recessão econômica, o ceramista exalta a capacidade produtiva do setor no estado. “O fortalecimento por meio da industrialização nos permite atender ainda muita demanda do mercado e com ótimos produtos”, pontuou.

A íntegra da entrevista está disponível no canal do Youtube do Paraíba Tem, que também é exibido aos sábados às 19h15 na TV Borborema, afiliada do SBT e aos domingos na TV Correio, afiliada da Record, às 9h. O programa ainda passa na TV Master e na RCTV, em horários diversos.

joao-na-tv