O índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN) do Rio Grande do Norte trouxe dados interessantes. Com 93 pontos em março, um recuo de 10 pontos em relação ao mês anterior, o indicador surpreendeu ao ultrapassar a média nacional, que chegou aos 89 pontos, o menor já registrado desde o início do estudo, em maio de 2012.

Já a média da região Nordeste, no entanto, superou a potiguar em um ponto. A pesquisa entrevistou 6 mil empresários do país, sendo 200 no Rio Grande do Norte. Entre os setores pesquisados no RN, o da construção civil registrou o maior nível de confiança, com 100 pontos, seguido do comércio, que teve 96 pontos.

De acordo com o levantamento, a maior parte dos proprietários de pequenos negócios – que representa cerca de 99% das empresas do Rio Grande do Norte – não têm expectativas de ampliar receitas ou quadro funcional até abril. Pelo indicador, 44% dos empresários potiguares devem manter o faturamento médio mensal, 36% esperam ampliar os rendimentos e 21% acreditam que haverá redução no trimestre (fevereiro, março e abril).

O ICPN é calculado mensalmente pelo Sebrae em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e funciona como um termômetro do empresariado, apontando um direcionamento da economia. O objetivo é medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e as expectativas dos empreendedores.

O indicador varia em uma escala que vai de 0 a 200. Acima de 100, o indicador revela tendência de expansão das atividades, enquanto abaixo desse valor direciona para possível retração.

PESQUISA – As entrevistas para o ICPN foram realizadas entre os dias 1 e 29 de fevereiro. Foram ouvidos donos de pequenas empresas, microempresas e Microempreendedores Individuais (MEI). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para os dados nacionais e sete pontos percentuais para os dados estaduais.

constcivil