O Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (Sindicer/RN) realizou nesta terça-feira (8), na cidade de Carnaúba dos Dantas, distante 219 km de Natal, o IV Ciclo de Palestras e Mostras de Fornos Eficientes.

Ceramistas de todo o estado participaram do evento que foi promovido pelos sindicato em parceria com Projeto Internacional de Eficiência Energética na Cerâmica Vermelha (EELA), com apoio do Sistema FIERN e do Sebrae.

“É uma satisfação estar aqui e ver o quanto o setor cerâmico cresceu ao longo dos anos, graças ao trabalho do sindicato e dos parceiros do segmento industrial no Rio Grande do Norte. Aproveito a ocasião para convocar a todos para trabalhar juntos para mudar o quadro atual de nossa economia, principalmente no que concerne às nossas empresas”, destacou o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo.

A programação contou com a palestra “A importância da secagem para redução de custos”, ministrada pelo especialista em cerâmica, Amando Alves de Oliveira, que possui especializações em extrusão, obtida na Alemanha, sistemas de secagem de produtos (Itália), Sistema de Queima e Secagem Rápida (Portugal) e extrusão de revestimentos e telhas (Espanha).

O tema “As expectativas para o crescimento e equilíbrio do setor” também foi discutido pelo economista e especialista em Gestão de Qualidade e representante do Sebrae, Raimundo Fernandes.

O evento ainda promoveu uma visita técnica à Cerâmica Mororó, em Carnaúba dos Dantas, e Cerâmica Tavares, em Parelhas. Os empresários, palestrantes e convidados tiveram a oportunidade de conhecer e trocar experiências sobre os diferenciais de produção e do forno Rogesesi.

palestra_sindicer-rn