O mês de abril é a aposta da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) para reaquecer o mercado da construção civil. A entidade acredita que a partir do próximo mês o setor voltará a crescer e prevê uma alta de 6% em 2016 com relação a 2015.

A expectativa é reforçada pela realização da 22ª edição da Feicon Batimat, que tem o apoio da Anicer. Referência do setor da construção civil da América Latina, o evento ocorre entre os dias 12 a 16 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O otimismo se deve ao fato da feira ter movimentado no ano passado R$ 600 milhões em negócios, o equivalente a 9% do PIB da construção civil nacional. São esperados cerca de 120 mil visitantes dos vários segmentos da construção civil, como arquitetos, atacadistas, varejistas, engenheiros, distribuidores, construtores, incorporadores, entre outros.

“Conseguimos reunir em um único espaço, durante cinco dias, profissionais diversificados em busca de lançamentos, geração de negócios e troca de informações. Teremos grandes novidades no salão, como novas tecnologias e mostra de produtos de ponta, além de discussões sobre temas relevantes para o setor”, revela Alexandre Brown, diretor da feira.

PALESTRAS – Paralelo à feira será realizado o Congresso Feicon Batimat, cujo objetivo é possibilitar a reciclagem dos profissionais da construção civil, com apresentações técnicas, palestras, seminários, painéis de debates, estudos de casos, entre outros.

Entre os destaques está a Ilha do Conhecimento, um espaço inovador e exclusivo onde os expositores apresentarão conteúdos técnicos e informações sobre produtos, equipamentos, melhores práticas de mercado e serviços. No espaço será ministrada a palestra “Sistemas Construtivos Industrializados com Blocos Cerâmicos” do gerente técnico da Anicer, Bruno Frasson, no dia 13, às 17h.

A Associação também fará uma participação no seminário da Fundação Vanzolini sobre o Selo RGMAT, no dia 13, às 10h30, no Hotel Holiday Inn. Os palestrantes são o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Engenharia de Produção, André Pontes, e o diretor de Relações Internacionais da Anicer, Luis Lima.

Este ano o Fórum ConstruBR acontece pela primeira vez dentro da Feicon. O espaço é voltado para a criação de políticas de longo prazo para o desenvolvimento do mercado de construção. Entre os temas a serem discutidos está habitação, inovação, capacitação, gestão, construção sustentável e outros.

feicon-2016