Os ceramistas terão uma boa surpresa na Feicon Batimat deste ano. O modelo da Casa Cerâmica exibido na Feira será o da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), uma das maiores companhias habitacionais do mundo e que movimenta perto de R$ 1 bilhão por ano. O projeto é patrocinado pela Anicer.

A novidade também é resultado da uma reunião, realizada em dezembro, com o presidente do Sindicercon/SP, Walter Gimenes Félix, o presidente da CDHU, Marcos Rodrigues Penido, e outras entidades do setor. No encontro, a CDHU decidiu apoiar a inclusão de blocos cerâmicos no programa de construção de moradias do estado de São Paulo.

Uma das principais vantagens é que este modelo de negócios é 30% mais econômico, construído de forma rápida e com zero desperdício. Voltado para construtoras, o projeto é próprio para casas com dois ou três dormitórios (56,8m² e 66,2m², respectivamente), sala, cozinha, banheiro e com custo em torno de 1 mil reais por m². As paredes podem ser construídas em até 20 horas.

“A casa atende às normas de desempenho e utiliza técnica que permite um melhor desempenho em rapidez na execução, maior produtividade, eficácia e conforto térmico e acústico. Há um menor gasto no que diz respeito ao uso de argamassa e ferragens, o que acarreta numa obra muito mais limpa”, explica Paulo Manzini, coordenador do projeto, ressaltando que as mesmas técnicas podem ser aplicadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e também em edifícios.

A casa será montada em cinco dias por uma equipe composta por 31 pessoas. “Estamos adaptando toda a montagem para a realidade de um ambiente como o de uma feira, dentro do Pavilhão. Sendo assim, para atender todas as exigências e normas de segurança do Pavilhão de Exposições do Anhembi, vamos realizar o trabalho dentro do horário de montagem e com uma equipe maior”, detalha Manzini.

A Casa Cerâmica 2016 conta com a parceria da Reed Exhibitions Alcantara Machado e CDHU; apoio técnico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e apoio do Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção do Estado de São Paulo (Sindicercon-SP), associações e sindicatos de cerâmicas de todo o Brasil e empresas privadas. As informações sobre o projeto estão disponíveis na página www.casaceramica.com.br.

A 22ª edição da Feicon Batimat, que tem o apoio da Anicer, ocorre entre os dias 12 a 16 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

casaceramica-2016