O aplicativo Inteligência de Mercado da Indústria desenvolvido pela Fiesp e pelo Ciesp acaba de ser atualizado. Agora, a ferramenta de planejamento que mapeia todas as regiões e municípios do Brasil está disponibilizando para os usuários dados de 2015.

O programa possibilita acesso direto às informações demográficas, econômicas e relativas ao consumo e à estrutura de distribuição de todas as regiões e municípios do Brasil. Bastante útil para o planejamento estratégico, o aplicativo ajuda a definir a alocação de verbas.

A análise dos dados do aplicativo também pode mostrar novos mercados, que tenham passado despercebidos, com novas oportunidades de negócios. Caberá ao marketing e a área comercial da empresa, usuários prioritários da ferramenta, otimizar suas informações e finalidades.

Dividido em dois grandes módulos de consulta, que se complementam na busca e interpretação das informações, o aplicativo supre a necessidade crítica de obtenção de dados, manipulação e interpretação, especialmente para indústrias de menor porte.

O primeiro módulo, Demanda de Produtos, tem dados sobre o valor gasto pelas famílias brasileiras para 69 categorias e mais de 3.630 produtos e serviços segmentados por região.

Neste módulo é possível saber quanto as famílias gastam por ano em determinado produto, quanto isso representa em relação ao consumo total do mesmo item no Brasil todo, e ainda permite saber o consumo dividido por faixa de renda, a frequência de compra e a despesa média anual com o produto.

No segundo, Canais de Comercialização, estão os dados cadastrais de estabelecimentos comerciais (atacado, varejo e representantes) e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em que a empresa atua. Indica também a localização e porte, dados socioeconômicos dos 5.562 municípios brasileiros, inclusive com o Indicador Fiesp de Dinamismo Econômico Municipal.

A partir destas informações é possível tomar decisões e elaborar planos de ação para: verificar o seu tamanho de mercado, potencial de mercado e participação (market share); prospectar novos mercados por meio da contratação de novos canais de distribuição/empresas comerciais; analisar e modificar a cobertura de vendas atual para aumentar sua eficácia; melhorar a estrutura e otimizar a ação da força de vendas; contratar novos canais/representantes de vendas em novas regiões.

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