Foi realizada ontem (23), na sede da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região (Acervir), em São Paulo, a segunda reunião do ano da Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179).

Cerca de 40 pessoas, entre ceramistas, representantes de laboratórios e da sociedade civil participaram do encontro, que discutiu a revisão da ABNT NBR 15.270 – Componentes Cerâmicos.

Segundo o gerente técnico da Anicer, Bruno Frasson, a reunião marcou o fechamento da revisão. “A gente passou 2015 discutindo a revisão da NBR 15.270 – Componentes Cerâmicos e nessa reunião praticamente se consolidou o que vinha sendo discutido”, pontua Frasson, esclarecendo que o foco do debate foi a parte dos ensaios.

O gerente técnico, que também é secretário da comissão, confirmou que dois ensaios foram incluídos na norma: o de eflorescência e densidade aparente. “Os ensaios não serão obrigatórios, terão caráter informativo. No entanto, serão muito úteis para respaldo do ceramista”, explica.

A próxima reunião, que acontecer na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, será a última a discutir a NBR 15.270. Depois disso, a norma será disponibilizada para consulta pública por sessenta (60) dias.

A ABNT, único foro de normalização nacional, promove reuniões da comissão de estudo para discutir e estabelecer por consenso as regras, diretrizes ou características para as atividades na indústria ceramista em nível nacional. Os documentos dessa Comissão estão disponíveis no Livelink.

ABNT-CEE_1-23.02.16