Os preparativos para o maior evento do setor de cerâmica vermelha brasileiro estão a todo vapor

IMAGEM_HORIZ_ENCONTRO

Programação conta com palestras direcionadas para a questão energética e cerâmicas Vogel e Pauluzzi abrem suas portas para as Visitas Técnicas

Por Manuela Souza | Fotos: André Frantz, Tiago Fioreze, Julio Cesar Martins, Ricardo André Frantz, Rainer Zenz, Valdiney Pimenta, Tetraktys, Daniela Cristina Wilwert, Renato A. Costa – Wikipédia

Porto Alegre, com a sua geografia diversificada, onde morros, baixadas e um grande espelho d’água emprestam uma beleza genuína à cidade, vai servir de pano de fundo para a realização do 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e 18ª Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica, que acontece de 16 a 19 de setembro.

Local escolhido para abrigar o Encontro, o Centro de Eventos Fiergs está localizado a 15km/15min do centro da cidade e 12km/12min do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Além disso, está próximo às principais capitais sul-americanas e brasileiras. O Centro possui uma área total de 36.724,85m², estacionamento para 3.100 vagas, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), ambientes climatizados, serviço de emergências médicas com ambulatório equipado e técnico de enfermagem de plantão (Área Protegida para ambulância) e monitoramento eletrônico de segurança.

Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para a Construção no Estado do Rio Grande do Sul – Sindicer/RS, o Rio Grande do Sul tem hoje 600 indústrias situadas, principalmente, na região metropolitana de Porto Alegre, Região da Serra, Central, Sul, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Fronteira. Juntas, elas geram mais de 25 mil empregos diretos e produzem cerca de 64 milhões de peças a cada mês, entre Telhas, Tijolos de Vedação, Blocos cerâmicos estruturais, Tavelas e Tijolos maciços.

Promovido pela Anicer, o 44º Encontro Nacional conta com a parceria do sindicato gaúcho. “Depois de 18 anos, este evento retorna ao nosso Estado, o que para nós, do Sindicer/RS e todos os ceramistas do Rio Grande do Sul, é motivo de orgulho. Todas as indústrias do setor terão uma grande oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, conhecer as novidades em tecnologias e trocar experiências com os demais colegas ceramistas”, comemora o presidente do Sindicer/RS e anfitrião do Encontro, Jorge Ritter.

Como ponto de apoio da indústria cerâmica gaúcha, o objetivo do Sindicato é fortalecer e defender as indústrias cerâmicas e oleiras da região, promovendo a discussão e a solução de problemas pertinentes, proporcionando ainda convênio com serviços e pesquisa. Além disso, o Sindicer mantém um canal de comunicação com os empresários fornecendo notícias e artigos técnicos para o setor. Esta será mais uma oportunidade para os ceramistas discutirem as questões que envolvem todo segmento no Brasil e no mundo, bem como conhecer o desenvolvimento da região Sul do país e vivenciar a cultura gaúcha. “Nossa expectativa é levar o maior número possível de indústrias cerâmicas para visitar o evento. Estamos muito otimistas”, afirma Ritter.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Empresas garantem seu lugar na 18ª Expoanicer

O pavilhão de feiras do Centro de Eventos Fiergs irá receber importantes marcas de países como: Brasil, Itália, Alemanha e EUA, que prometem apresentar aos ceramistas as novidades em máquinas e equipamentos para o setor cerâmico. Empresas nacionais e internacionais já estão garantindo a sua participação na 18ª Expoanicer – Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica. A empresa gaúcha RCA Máquinas Industriais, localizada na cidade de Erechim, confirmou, mais uma vez, sua presença na Expoanicer. “A Anicer sempre nos leva para feiras fortalecidas com um bom público-alvo. Em Belém, achei a Expoanicer muito bem organizada e nós já confirmamos a nossa participação nos encontros nacionais de Porto Alegre e de São Paulo em 2016”, afirma Cibele Schiffl, proprietária da RCA Máquinas. Com soluções em secagem de resíduos industriais e florestais, a RCA apresenta entre seus produtos Secadores para Biomassa e para

Resíduos em Geral.

O sócio e executivo para vendas e contratos da italiana Saceimpiante, Andrea Arrobbio, também está animado com a Expoanicer. “A nossa empresa participou dos Encontros de Campo Grande, Recife e Belém, agora vamos para Porto Alegre. Trata-se de uma região muito bem referenciada, onde temos grandes cerâmicas como referência e o nosso objetivo é captar novos clientes, mostrar nossa tecnologia para melhorar o processo de produção e expor o padrão europeu de qualidade”. A Saceimpiante vai apresentar na feira um pequeno equipamento para a manipulação de tijolos e telhas. Em sua última edição, a Expoanicer contou com 60 marcas nacionais e internacionais, que apresentaram as novidades e soluções tecnológicas disponíveis no mercado para o setor, movimentando milhões em negócios durante os três dias de feira. Para acessar o mapa da Expoanicer e garantir o seu espaço como expositor, acesse o hotsite do evento: www.anicer.com.br/encontro44

PROGRAMAÇÃO DE PESO TEM ENERGIA COMO TEMA

De olho na questão energética do país, a programação técnica do 44º Encontro Nacional traz a energia como tema em Clínica, Fórum e Minicurso. A Clínica Tecnológica “Regulagem de boquilhas: como adequá-las para obter qualidade e menor consumo energético” vai tratar da abordagem prática de regulagens de boquilha para uma maior eficiência energética. O Fórum Empresarial Internacional “Balanço Energético da empresa: experiência internacional” abordará critérios para a compra de máquinas e equipamentos, fatores importantes para levar em consideração na escolha do equipamento, analogias de consumo energético, rendimento e como empresários internacionais avaliam essa questão, suas experiências e contribuições para os ceramistas e como estão superando o problema energético. Já o Minicurso “Eficiência Energética: como obter o máximo rendimento de energia elétrica com segurança” trará como destaque questões como o rendimento de motores, ações de redução de consumo, retorno de investimento, geradores, riscos atrelados à energia elétrica, entre outras. Fique atento à programação técnica do 44º Encontro Nacional e saiba como fazer a diferença em sua fábrica.

CARBONO ZERO GARANTE A SUSTENTABILIDADE DO EVENTO

Em tempos de conscientização ambiental, a organização do Encontro Nacional está sempre preocupada com o meio ambiente e, mais uma vez, se destaca ao colocar em prática o Programa Plante Árvore, do Instituto Brasileiro de Florestas. Um inventário de emissões considerando todo o material gráfico de divulgação, a quantidade de pessoas envolvidas no evento, transporte aéreo e terrestre, consumo de energia elétrica, entre outros itens, definiu o plantio de mudas de árvores nativas para neutralizar a pegada de carbono decorrente do evento. A ação acontece pelo quarto ano consecutivo e rendeu à Anicer o certificado de Empresa Amiga da Floresta. O plantio das mudas nativas será realizado no próximo ciclo de chuvas e as árvores plantadas se juntarão à Floresta Anicer, iniciada no ano de 2012.

VISITAS TÉCNICAS À CERÂMICAS DE DESTAQUE NO SUL

Participantes da edição Sul do Encontro Nacional conhecerão empresas de destaque no mercado gaúcho, fabricantes de telhas e blocos cerâmicos. A Cerâmica João Vogel está localizada no município de Bom Princípio (RS), foi fundada em 17 de março de 1998 e fixou seu nome no mercado de telhas cerâmicas vitrificadas no sul do País. Detentora do selo de qualidade do PSQ, Programa do Governo Federal mantido pela Anicer, uma das prioridades da João Vogel é manter um alto padrão de excelência em seus produtos e, com esse objetivo, equipou um laboratório para testes e análises dentro da própria empresa, onde são realizados ensaios diariamente. Hoje, com 17 anos de atuação no mercado, a empresa comercializa para todos os estados do Brasil e exporta para vários países. Além disso, todos os anos a indústria de telhas mais moderna do Estado do Rio Grande do Sul está sempre apostando na qualidade e em lançamentos de novos produtos, na agilidade da entrega e, principalmente, na satisfação total de seus clientes, funcionários e fornecedores.

Preocupada constantemente com o Meio Ambiente, a João Vogel mantém legalizadas as áreas de extração mineral, executa a recuperação, plantando mudas de árvores frutíferas, conforme Plano de Controle Ambiental – PCA, e recupera os efluentes, mantendo o tanque de decantação dos esmaltes, onde os resíduos são todos reutilizáveis, preservando assim os rios. Já a Pauluzzi Blocos Cerâmicos, situada no município de Sapucaia do Sul, é conhecida por seus produtos de alta resistência, pela sua capacidade de inovar e por suas ações em benefício do sistema construtivo. A Cerâmica possui um processo industrial altamente automatizado e grande capacidade de produção, e alcançou a posição de maior indústria de blocos cerâmicos do país em 2009.

Em janeiro de 2008, a Pauluzzi foi a primeira cerâmica da região Sul do país a conquistar a qualificação no PSQ – Programa Setorial da Qualidade, possibilitando assim o fornecimento de produtos normativos ao mercado. Com o objetivo de apresentar resultados rápidos de ensaios para auxílio na tomada de decisão, a Pauluzzi instalou um laboratório de testes nas dependências da cerâmica. Os ensaios são realizados com base na ABNT NBR 15270, norma técnica para blocos cerâmicos, e os principais ensaios executados são de granulometria das argilas, umidade da argila pré-elaborada, extrusada e seca, resistência mecânica, coloração, retração de secagem e queima, absorção de água e dimensionamento.

Além disso, todos os lotes produzidos pela Pauluzzi são ensaiados posteriormente em laboratórios externos, visando uma maior precisão das informações para os clientes. De olho na sustentabilidade, a Pauluzzi utiliza em seu processo de produção resíduos provenientes de outras indústrias, tanto na queima quanto incorporados à massa, reaproveita o calor dos fornos para a secagem dos produtos, possui um plano de extração correta da argila com recuperação da área explorada, investe no reflorestamento, além de captar água da chuva.

Anicer define agência oficial do 44º Encontro Nacional

Com mais de 24 anos de atuação no ramo de turismo de eventos, a Fellini Turismo será a agência oficial do 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e da 18ª Expoanicer – Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Produtos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica. Responsável pelo atendimento aos interessados em participar da edição Sul do Encontro, a Fellini Turismo consolidou suas parceiras de negócios e aprimorou a sua expertise, criando projetos na área e oferecendo aos clientes uma prestação de serviços de qualidade acima da média, com soluções modulares e ajustadas. Com o atendimento a eventos em vários estados do Brasil e também no exterior, a agência associou-se a entidades do setor aéreo, hoteleiro, serviços e muitos outros para somar oportunidades. Até meados de 2014, a agência chegou a 120 eventos atendidos.

Faça já a sua reserva:

Andressa Amaral +55 (51) 3216-6303 | andressa@felliniturismo.com.br

O 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha acontece de 16 a 19 de setembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Acesse o hotsite do evento e fique por dentro de todas as novidades: www.anicer.com.br/encontro44.