Anicer celebra 23 anos

IMAGEM_HORIZ_ANIVERSARIO

Associação escreve uma história de conquistas e realizações focada no desenvolvimento da indústria de cerâmica vermelha

Por Aline Moura | Crédito fotos: Anicer e divulgação associados

No último dia 20 de janeiro, a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) completou vinte e três anos de história. Com a missão de representar o setor junto às instituições públicas e privadas e promover o desenvolvimento sustentável por meio de difusão tecnológica e da capacitação empresarial, a Anicer tem realizado diversas ações para a evolução do setor e está presente em todo o País através de parcerias com sindicatos e associações.

Ainda há muito trabalho a ser feito, mas a Anicer pode celebrar uma trajetória de realizações ao longo desses 23 anos, que destacam a contribuição das indústrias de cerâmica vermelha para o desenvolvimento econômico e social do país. “A troca de informações, a qualificação dos produtos cerâmicos, a promoção da sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e a gestão cada vez mais voltada para a visão macro fez com que o segmento se tornasse conhecido e respeitado por órgãos financiadores da construção e que as empresas do setor conhecessem os produtos e os vissem como sinônimo de qualidade e excelência”, ressalta Sylvio Alves de Barros Filho, primeiro presidente e hoje conselheiro da Anicer.

Fundada em 1992, durante uma assembleia geral que aconteceu na Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília (DF), a Associação já passou pelo comando de quatro presidentes que a conduziram à posição de principal representante da indústria de cerâmica vermelha do Brasil. Para Barros Filho, a criação da Anicer proporcionou maior representatividade do setor em termos nacionais e mostrou a importância das indústrias de cerâmica. “Liderança, união e integração traduzem as conquistas desta associação”, completa. Nelson Ely Filho, o segundo presidente da casa, que faleceu em 2014, levou a sede da Associação para o Rio Grande do Sul, junto à Federação das Indústrias, tendo a sua gestão um papel fundamental nas conquistas da entidade.

O atual presidente, Cesar Gonçalves, fala com orgulho da sua incumbência à frente da Anicer por três mandatos e do crescimento da entidade: “Com empenho e dentro do que conheço e das minhas capacidades dei o melhor de mim, o que me dá bastante orgulho. A partir da minha gestão, a sede foi instalada na cidade do Rio de Janeiro. No início, a Anicer ocupava uma pequena sala e com a ampliação de parcerias e programas, precisamos aumentar sua estrutura”. É com satisfação que Luis Lima, diretor de relações institucionais da Anicer, relembra do tempo em que presidiu a entidade por dois mandatos. “Fui presidente com muito orgulho, como sou ceramista com muito orgulho, e pude contribuir durante seis anos, ao lado de diretores e presidentes de sindicatos na época, com a evolução da Associação e do setor”.

A constante busca por novidades para o setor sustenta o conteúdo das atividades realizadas pela Anicer, que promove convênios, serviços, pesquisas e eventos para os ceramistas com pesquisadores e instituições científicas, além de operar continuamente em diversas frentes de trabalho articulando parcerias com renomadas entidades, como relata Gonçalves: “Não podemos deixar de reconhecer a atuação dos sindicatos, associações e cooperativas junto com a Anicer, que desenvolvem um importante trabalho para o crescimento do setor no país inteiro. E também agradecer o apoio de instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em que a Anicer conquistou um espaço no Fórum Nacional da Indústria – um organismo de associação da CNI de grande importância para o setor –, as Federações das Indústrias, que nos acolhem muito bem nos Encontros e reuniões que promovemos, o Senai e os Sebraes regionais e, principalmente, o Sebrae Nacional pela crença depositada nos projetos que temos apresentado a eles. São todas instituições que temos que agradecer muito pela confiança na Associação”. Outros nomes foram e continuam sendo de fundamental importância para o trabalho da Anicer, tendo contribuído constantemente com o setor de cerâmica vermelha. “Não posso deixar de lembrar e lamentar a perda precoce de Henrique Nora, que foi diretor da Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e uma pessoa importante na vinda da Anicer para o Estado. Também destaco a grande ajuda ao longo do tempo dos sócios-honorários da Associação: o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o presidente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), Cláudio Elias Conz; o professor José Manuel de Aguiar Martins, ex-diretor geral do Departamento Nacional do Senai; e o atual Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando de Queiroz Monteiro Neto”, completa Cesar Gonçalves.

Importantes parcerias consolidaram a Anicer ao longo de tempo

Entre as conquistas da Anicer, está a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do Governo Federal, como mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) de Blocos e Telhas cerâmicas. “Os PSQs de Blocos e Telhas cerâmicas possuem atualmente mais adesões em comparação aos demais programas de outros setores”, destaca Cesar Gonçalves. O programa mantido pela Anicer conta com um total de 204 cerâmicas qualificadas, sendo 143 fabricantes de blocos cerâmicos e 61 de telhas cerâmicas, distribuídas em diversos estados. No âmbito da indústria de cerâmica vermelha, o PSQ funciona como uma ferramenta de qualidade que auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas conforme a normatização técnica brasileira para, desta forma, atenderem às exigências da Caixa, do Inmetro, construtoras, revendas e consumidores.

Focando sempre na qualidade do produto cerâmico, no crescimento continuado e sustentável das cerâmicas brasileiras, a Associação também estabeleceu duas importantes ações em parceria com o Sebrae. Entre o período de 2010 a 2013, foi desenvolvido o programa “Conheça o seu Produto pela Avaliação da Conformidade”, que alavancou a qualidade no setor de cerâmica estrutural e estimulou empresas a ensaiar seus produtos rotineiramente e conhecer efetivamente sua qualidade. E desde 2013, está em andamento o projeto “Cerâmica Sustentável é + Vida”, com a finalidade de promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha, por meio de um conjunto de ações para implantação da gestão empresarial, promoção da inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental que permita a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos.

Como resultado das iniciativas da Anicer, a indústria de cerâmica vermelha tem amadurecido e a Associação se firmado como referência nacional. “A Anicer tem tido um papel fundamental no desenvolvimento do setor de cerâmica vermelha no Brasil. É uma entidade que está presente em todo o território nacional, objetivando sempre o crescimento contínuo e sustentável da cadeia produtiva. Além disso, é uma entidade preocupada com a qualificação profissional e com a promoção da sustentabilidade das micro e pequenas indústrias do setor, além de ser uma apoiadora dos PSQs (Programas Setoriais de Qualidade), contribuindo com a melhoria da qualidade dos produtos do segmento”, destaca o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

O diretor executivo de comunicação e projetos especiais da Anicer, Ricardo Kelsch, participa do caminho percorrido pela instituição desde 1997 e, com isso, acompanha a maturidade dos ceramistas na evolução do setor. “Esse período de vida da Anicer foi importantíssimo para reorganização e valorização da categoria em todo o País. Como um dos setores industriais mais tradicionais e antigos do Brasil, de administração familiar em média há 3 ou 4 gerações, geralmente localizado fora dos grandes centros urbanos mantendo o emprego no interior, o ceramista percebeu a necessidade de maior profissionalização e modernização das empresas através da Anicer. Os produtos alternativos concorrentes vinham crescendo com o discurso das facilidades de uso. Assim, os empresários ceramistas se sensibilizaram mais para a importância da união”, observa Kelsch.

A Associação promove serviços e eventos para as indústrias do setor

Por mais de duas décadas, a Anicer tem atuado, direta ou indiretamente, na capacitação e no aprimoramento das indústrias de cerâmica vermelha, através de feiras, congressos, consultorias, cursos e palestras. Dentre as ações promovidas, está o programa “Anicer na sua Empresa (ANSE)”, que leva a Associação até os ceramistas e dá suporte às indústrias orientando sobre os diversos aspectos para a melhoria das etapas de produção, para elevar a qualidade do produto ofertado e, consequentemente, influenciar na boa aceitação do consumidor final, por meio da Assessoria Técnica e da Qualidade da Associação, em que consultores técnicos prestam assessoria, consultoria, auditoria e treinamentos dentro das indústrias cerâmicas.

Para ler a matéria completa, assine os veículos da Anicer. Clique aqui!