Natel Moraes assume a presidência da Anicer

posse0416

O diretor executivo do Grupo CCGCT estará à frente da associação entre os anos 2016-2019

Por Mellyna Reis

“Não importa o tamanho do prédio. O que importa é que, para começar, ele precisa do primeiro tijolo”. Foi assim, enaltecendo o produto cerâmico, que Natel Henrique Farias de Moraes encerrou seu discurso de posse como novo presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer).

As primeiras palavras do ceramista, que assume a entidade pela primeira vez, foram proferidas no dia 31 de março, no auditório da Firjan, no Centro do Rio de Janeiro. O ceramista ocupará o cargo no triênio 2016-2019, substituindo Cesar Vergílio Oliveira Gonçalves.

Natural de Cornélio Procópio, no Paraná, Natel Moraes também acumula as funções de diretor executivo do Grupo CCGCT e presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado de Mato Grosso do Sul (Sindicer/MS). Formado em direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), o empresário atua no ramo da cerâmica há 15 anos.

“Nosso maior desafio é trazer cada vez mais ceramistas para a Anicer. É extremamente importante que o nosso setor tenha sempre mais associados, pois isso é o que nos fortalece perante a sociedade como um todo. Somente unidos, teremos forças para enfrentar as diversidades que teremos pela frente nos próximos anos”, declarou.

Quarenta e nove diretores compõe a nova gestão da Anicer. A vice-presidência ficará sob a responsabilidade do paraibano João Gomes de Andrade Neto, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica Vermelha do Estado da Paraíba (Sindicer/PB) e diretor da Cerâmica Salema. O empresário assumiu o cargo com muitas expectativas quanto ao crescimento da entidade.

“Quanto mais ceramistas engajados a participarem, haverá mais projetos focados na necessidade do setor, gerando mais qualidade para nossas empresas. Além de ter mais cerâmicas associadas, precisamos nos motivar a aumentar a participação com ideias, presença nas assembleias e eventos, questionando, sugerindo e sempre renovando para um setor sempre mais forte”, ressalta.

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o diretor de Relações institucionais da Firjan, Ricardo Maia; o gerente de Soluções e Inovação do Sebrae/RJ, Ricardo Wargas, a coordenadora de Construção Civil Sebrae/RJ, Flavia Rodrigues Lopes da Silva e a gerente Executiva Regional do Sesi/Senai-RJ, Dannielle Fonseca Correa Pereira. O diretor de relações institucionais da Anfamec, Jamil Duailibi Filho, representou Marcos Ricci, presidente da Anfamec. Já o diretor executivo da Acomac e Pró-reitor da Universidade Anamaco, Lamartine Barbosa Holanda, representou Cláudio Conz, presidente da Anamaco. Também compareceram presidentes de sindicatos e associações de cerâmica, familiares da nova diretoria e funcionários da Anicer e Firjan.

HISTÓRICO

A Anicer conta com 35 filiados, entre sindicatos, associações e cooperativas, além de contabilizar dezenas de projetos ao longo de sua história, entre eles o Conheça o Seu Produto pela Avaliação da Conformidade, Anicer na Sua Empresa – Anse e o Cerâmica Sustentável é + Vida. Também entram na conta de ações da entidade a manutenção dos PSQs de Blocos e Telhas Cerâmicas, o Encontro Nacional e a Expoanicer, os prêmios João de Barro e Jovem Ceramista, a Avaliação de Ciclo de Vida dos produtos cerâmicos e muitas outras.

Desde a fundação, em 1992, a entidade passou pelo comando de quatro presidentes que ajudaram a conduzir a associação ao posto de principal representante da indústria de cerâmica vermelha do Brasil: Nelson Ely Filho, Sylvio Alves de Barros Filho, Cesar Vergílio Oliveira Gonçalves e Luis Carlos Barbosa Lima. Aos 37 anos, Natel Moraes chega para completar esse quadro.

ASSEMBLEIA

Antes da solenidade de posse, os diretores e associados da Anicer participaram da assembleia geral realizada no auditório da entidade. A pauta tratou do acordo de parceria com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), a prorrogação do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, detalhes do Programa Setorial da Qualidade PSQ-BC e PSQ-TC, o balanço 2015 e metas para 2016.

Também foram apresentadas as novidades do 45° Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e escolha da sede da 46ª edição. Sobre o Encontro deste ano, que acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, no Expo D. Pedro, em Campinas/SP, na oportunidade, foi anunciada a agência de viagens oficial, a Bec Turismo & Eventos, que acolheu as sugestões dos ceramistas para otimizar as despesas de viagem e hospedagem. Outra novidade foi a confirmação do grupo Demônios da Garoa, que fará o show no encerramento do evento.