Consultorias otimizam processos produtivos das cerâmicas

Corpo Técnico Anicer

Conheça o trabalho do corpo técnico da Anicer e saiba como obter ajuda para desenvolver a sua cerâmica

Por Mellyna Reis

Você conhece bem os custos de sua empresa? Consegue valorar com precisão os seus produtos? Sabe se os seus produtos estão dentro das normas exigidas? Esses questionamentos são feitos diariamente por empresários de todo o mundo. E no setor de cerâmica vermelha não seria diferente. A preocupação que cada empresário tem com o seu empreendimento é compartilhada pela Anicer, afinal, indústrias modernizadas com uma gestão voltada para a inovação e sustentabilidade fortalecem o setor, o que é de total interesse da entidade.

Foi pensando nisso que a associação sempre buscou oferecer um trabalho especializado, voltado para o desenvolvimento do setor ceramista em todas as regiões do país. Esse trabalho é feito a partir de consultorias realizadas por técnicos em cerâmica, capazes de diagnosticar os mais variados problemas no chão de fábrica e na administração de uma empresa e apresentar soluções para o crescimento permanente e sustentável, além de otimizar as fases de produção da mesma. “Os técnicos são consultores externos contratados pela Anicer e Fundacer para atender toda solicitação que vem de sindicatos, APLs (Arranjos Produtivos Locais), cerâmicas, enfim, todo tipo de demanda que eles recebem do setor”, esclarece a coordenadora da associação, Sandra de Carvalho.

A Assessoria Técnica e da Qualidade é uma das frentes de atuação da Anicer que mais se destaca por, ao longo dos anos, ter proporcionado melhores processos nas indústrias e a colocação de peças qualificadas no mercado. “Às vezes o empresário gasta muito e produz pouco. E a partir das orientações repassadas pelos nossos técnicos muda tudo na relação custo x benefício da empresa”, afirma. Normalmente, o trabalho é iniciado a partir de alguma palestra de sensibilização, articulada por sindicatos e outras entidades filiadas, sobre os projetos e programas da Anicer que visam aperfeiçoar as fábricas. É desse contato inicial com os técnicos que os ceramistas buscam contratar os serviços de consultoria. “Com eles a gente sabe as dificuldades de cada região, de cada polo. A gente tem um feedback real do que está acontecendo no chão de fábrica e no setor, o que é importante para sugerir projetos e buscar parcerias”, diz a coordenadora.

O corpo técnico da Anicer é formado atualmente por: Antônio Carlos Pimenta, Edvaldo Maia, Isac Medeiros, Jeferson Lemke, Osiris Lima Jr e Vagner Oliveira, que são gerenciados pelo engenheiro cerâmico, Bruno Frasson. “Os atendimentos técnicos têm contribuído muito para aumentar a eficiência produtiva das empresas, ou seja, produzir mais com menos. Sempre buscamos que as empresas façam sua adequação de acordo com recursos e ferramental que dispõem, o que muitas vezes não chega a envolver recursos financeiros da empresa”, detalha Frasson, que além de gerente técnico da Anicer é secretário da Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179).

A experiência é um diferencial nos atendimentos do técnico em cerâmica, Antônio Carlos Pimenta. “Sempre trabalhei muito para que os ceramistas vejam os PSQs com dois lados fundamentais: adequar seus produtos às normas e com isso atender à legislação vigente e enxergar a necessidade de ter seu processo de fabricação sob controle e com isso conseguir ser mais eficiente, reduzindo custos de fabricação”, conta o profissional, que atua no setor há mais de 30 anos.

Há nove anos prestando serviços técnicos para a Anicer, Edvaldo Maia acompanhou ativamente o crescimento de inúmeras fábricas. “Levamos para as empresas a importância da gestão de processos, produtos e pessoas, onde propomos a implantação do sistema de gestão da qualidade (SGQ – Cerâmica), como ferramenta de sustentabilidade. Ou seja, ajudamos as cerâmicas nesses desafios, contribuindo para a manutenção e continuidade deste setor tradicional e moderno ao mesmo tempo”, constata.

Os treinamentos ministrados durante as consultorias também ajudam a formar uma mão de obra mais qualificada e duradoura. “É muito gratificante vermos o progresso das empresas após cada atendimento. Nas mais diversas condições de trabalho, encontramos uma solução técnica para a melhoria e desenvolvimento da indústria cerâmica”, avalia Isac Medeiros, que também tem formação na área de gerenciamento de resíduos sólidos.

Para o técnico Jeferson Lemke, a busca por otimização dos processos produtivos tem sido uma tendência no setor industrial. “Atualmente, as empresas buscam ser diferenciadas no mercado e estão cada vez mais atentas à importância da consultoria empresarial. Julgo meu trabalho como consultor um grande elo, através do qual são avaliadas as oportunidades de mercado, a aplicação de metodologias para o crescimento, através de novas práticas e aperfeiçoamentos no processo fabril”, enfatiza.

Todos os técnicos são capacitados a atuar em todos os projetos da Associação. O Cerâmica Sustentável é + Vida tem sido o carro-chefe nos últimos três anos, com atendimentos em mais de 450 consultorias, contemplando cerca de 90% dos estados. “Trata-se de um trabalho especializado em cerâmica vermelha e com formações específicas e complementares para este setor, que resultam em diferenciais”, explica o técnico e especialista em laboratório cerâmico, Vagner Oliveira.

Levando em conta que o produto cerâmico representa 80% da obra, as inovações técnicas e ajustes de produtos aos requisitos normativos também impactam diretamente no consumidor. “O resultado do serviço que presto dentro da área técnica é o envolvimento entre o moderno, a tradição e a inovação do produto cerâmico, tornando-o mais atrativo, lucrativo e promissor ao empresário, além de entregar ao cliente final o que há de melhor”, assegura Osiris Lima Jr, que há seis anos atua como técnico da Anicer e Fundacer.

Empresas, sindicatos, APLs e outras entidades podem contratar as consultorias da Anicer pelo telefone (21) 2524-0128 ou pelo e-mail anicer@anicer.com.br.