Cerâmicas da região sudeste viram cases de sucesso do CS+V

CSV

Exemplo de empreendedorismo das empresas é documentado em vídeo lançado em março

Por Manuela Souza

A Anicer e o Sebrae se uniram para promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha com ações para a implantação da gestão empresarial, inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental que permita a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos.

Da parceria entre as duas instituições, surgiu o Cerâmica Sustentável é + Vida, que vem tratando das necessidades básicas para o funcionamento do pequeno produtor de cerâmica vermelha e proporcionando um salto tecnológico para as cerâmicas atendidas. Donos de micro e pequenas empresas estão investindo na transformação do seu negócio e estimulando a mudança do comportamento empresarial nas cerâmicas do país.

Entre as empresas que aderiram ao projeto na região sudeste do Brasil, estão as Cerâmicas Filippo, Lara e São Sebastião, que avançaram em competitividade e na contribuição com a sustentabilidade.

Para a gravação do último dos três vídeos sobre os casos de sucesso do Projeto, desenvolvemos o nosso roteiro com foco nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Após troca de informações com os consultores técnicos do CS+V para coleta de informações sobre as três cerâmicas selecionadas, iniciamos a produção para organização do melhor trajeto entre as cerâmicas e rodovias que deveriam ser utilizadas, contratação de equipe de vídeo e organização de mapas e partimos em uma viagem de carro, com uma equipe de cinco pessoas: o consultor técnico da Anicer, Antônio Carlos Pimenta, o diretor de fotografia do vídeo, Jarvas Iunovich, o cinegrafista Ademir Dias, o editor Fallkner Borges e eu, gestora de comunicação da Anicer, Manuela Souza.


Guaratinguetá

O nosso primeiro destino foi o município de Guaratinguetá, situado a 267 km do Rio de Janeiro, uma viagem que durou 3 horas e que nos mostrou paisagens típicas da serra, que ligam as turbulentas metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O proprietário da Cerâmica Filippo, João Filippo, abriu as portas da sua fábrica para que a nossa equipe pudesse mostrar os avanços alcançados após a realização das Consultorias para Inovação Tecnológica, Incorporação de Resíduos e Qualificação no PSQ, do Projeto Cerâmica Sustentável é + Vida. Com quase 80 anos de existência, a empresa está localizada no município de Guaratinguetá, em São Paulo, e possui uma produção mensal de duas mil toneladas de blocos cerâmicos de diversos tamanhos.

O QUE O CERÂMICA SUSTENTÁVEL É + VIDA FEZ PELA CERÂMICA FILIPPO

Adequação de matéria-prima

Com a ajuda do Cerâmica Sustentável é + Vida, a fábrica vem ajustando a sua linha de produção. A empresa implantou um laboratório de testes para avaliar as argilas utilizadas na massa, melhorar o desenvolvimento das peças e fabricar produtos com maior rigor técnico. A condição da argila é checada diariamente e a massa se tornou mais estável, o que proporcionou a redução de trincas e amassados nas peças e um maior controle do processo. Além disso, o laboratório também é utilizado na realização de testes de adição de resíduos sólidos à massa, o que vem possibilitando melhorias nos resultados dos blocos cerâmicos.

Secagem e queima

Com orientações dos consultores técnicos do projeto e após a análise do processo de queima, a Cerâmica Filippo trocou o sistema de carregamento automático dos blocos na área da secagem e construiu um moderno forno móvel. Essas mudanças geraram um aumento na conformidade dos produtos e melhorias com a automatização do processo de produção, o que garantiu maior uniformidade dimensional e resistência ao produto acabado. Com o novo forno, a cerâmica obteve ainda uma evolução na alimentação de combustíveis e a redução do seu consumo.

Sazonamento

Antes da consultoria do projeto, a argila da cerâmica ficava em área sujeita às mudanças climáticas, quando o ideal seria a deposição da massa em compartimentos fechados, com descanso de, no mínimo, três dias, antes da sua utilização na produção. Após os ajustes indicados pelos consultores técnicos do CS+V, a Filippo passou a adotar um processo de sazonamento mais prolongado, além de modificar a dosagem das diversas argilas e do carvão, para obter uma massa cerâmica mais uniforme. Agora, os testes são realizados diariamente e permitem identificar eventuais distorções que são imediatamente corrigidas.


Cachoeira Paulista

De volta à estrada, seguimos para a cidade de Cachoeira Paulista, distante 30 km de Guaratinguetá, em uma viagem que durou cerca de 30 minutos, em meio a estradas com paisagens montanhosas e cheias de verde.

Fundada há cinquenta anos, a Cerâmica Lara produz aproximadamente um milhão de blocos cerâmicos de vedação por mês. As consultorias do projeto contratadas pela fábrica foram para Inovação Tecnológica e Qualificação no PSQ.

O QUE O CERÂMICA SUSTENTÁVEL É + VIDA FEZ PELA CERÂMICA LARA

Controle de qualidade

A partir da consultoria do CS+V, a cerâmica ampliou os controles que são executados antes da extrusão das peças, passando a obter resultados mais precisos na conformação da massa. Os consultores também executaram treinamentos no laboratório da cerâmica para adequação das peças às normas vigentes, preparando a empresa para a qualificação no PSQ de blocos cerâmicos.

Matéria-prima

Focada em obter o PSQ de blocos cerâmicos, a fábrica precisou executar testes para conhecer melhor o seu produto e ajustá-lo de acordo com as normas técnicas, por isso, foram realizados ensaios preliminares em laboratórios externos, modificações em massas e boquilhas, além de melhorias no laboratório interno da cerâmica. Com a ajuda da consultoria oferecida pelo projeto, a empresa conseguiu identificar os pontos críticos da sua produção e já possui um planejamento para a realização de ações futuras, a começar pela implantação de uma área para a preparação da massa.

Queima

A queima da Cerâmica Lara era realizada em um forno que, apesar de ter baixo consumo de combustíveis, comprometia o resultado final pela variedade de tonalidades e tamanhos dos produtos queimados. Após a consultoria, a empresa investiu em um moderno forno móvel, aumentando consideravelmente a uniformidade de sua produção. O novo forno queima os blocos cerâmicos em temperaturas muito próximas, minimizando as variações dimensionais e de resistência, além de proporcionar uma coloração mais homogênea.


Barra do Piraí

Sob uma fina garoa que insistia cair diante do entardecer, voltamos à estrada rumo ao nosso último destino. Seguimos em direção ao município de Barra do Paraí, no Rio de Janeiro, distante 165 km de Cachoeira Paulista, deslocamento que durou quase 2 horas e que descortinou uma estrada bem sinalizada.

Fundada no ano de 1960, a Olaria São Sebastião produz 1.600 toneladas de peças por mês e conta com a colaboração de 65 funcionários. Para elevar o nível de produção da fábrica, contratou a consultoria para Inovação Tecnológica.

O QUE O CERÂMICA SUSTENTÁVEL É + VIDA FEZ PELA SÃO SEBASTIÃO

Preparação da massa

Primeira empresa a contratar a consultoria do Cerâmica Sustentável é + Vida, a Olaria São Sebastião tinha como principal meta planejar um setor de preparação de massa e determinar áreas para depósito de novos lotes de argila para sazonamento. Antes, a mistura era dosada com o auxílio da pá carregadeira, processada em um caixão alimentador e desintegrador para ser utilizada logo em seguida. Após as orientações dos consultores do projeto, a preparação da massa passou a ser executada em área coberta para depósito de reserva de dois tipos de argila, onde ocorre o sazonamento por 48 horas antes de sua utilização. As mudanças geraram uma maior conformidade no desempenho do produto final.

Secagem e queima

Durante a consultoria foram analisados os processos de secagem e queima da fábrica. A empresa seguiu as orientações dos consultores técnicos do projeto e está investindo em um moderno sistema de secagem e um forno contínuo. A produtividade da cerâmica será potencializada consideravelmente quando os novos equipamentos começarem a operar.

Identificação dos produtos

Os consultores do CS+V também avaliaram a marcação dos produtos fabricados e explicaram sobre a necessidade de adequação na identificação dos blocos, de acordo com a portaria Inmetro vigente. Em poucas semanas, a cerâmica executou a troca dos carimbos e agora o seu material sai para o mercado conforme a portaria.


Gastamos mais de duas horas no percurso de volta, saindo de Barra do Piraí para com destino à capital carioca, um total de 126 km. Depois de quatro dias intensos de viagem pelas estradas entre São Paulo e Rio de Janeiro, trouxemos na bagagem as incríveis paisagens de uma parte interessante do sudeste do Brasil e o resultado de mais um trabalho importante deste projeto que vem ampliando as expectativas dos micro e pequenos produtores de cerâmica vermelha do país. Faça como as cerâmicas Filippo, Lara e São Sebastião: desenvolva, inove, seja sustentável!

O resultado do vídeo pode ser visto no Canal da Anicer no Youtube e será destaque no estande da Anicer durante a realização do 45º Encontro Nacional, em Campinas – SP.


“A Cerâmica Filipo, após a assessoria feita pelo Sebrae e pela Anicer, resolveu fazer algumas modificações no seu processo. Fizemos um novo forno metálico moderno, que nos proporcionou uma melhoria em nossa produção e na qualidade do nosso material. Para nós, foi de grande valia a presença dos técnicos e assessores da Anicer e do Sebrae em nossa fábrica”

João Filippo – Cerâmica Filippo

O Cerâmica Sustentável é + Vida foi importante porque ele trouxe o corpo técnico da Anicer, que está em parceria com Sebrae, pra dentro da nossa fábrica e nós conseguimos entender quais eram os nossos gargalos e pudemos melhorar, principalmente na parte produtiva. Conseguimos ainda aumentar nossas vendas com o PSQ. Percebemos que o cliente aprovou o nosso material e paga mais caro aqui, mas vai colher os frutos na obra dele depois. Temos orgulho em dizer que somos a primeira e única cerâmica do Vale do Paraíba a receber o atestado de qualificação do PSQ

Leonardo Lara – Cerâmica Lara

Através da consultoria da Anicer e do Sebrae nós conseguimos solucionar muitos problemas que vinham acontecendo em nossa produção, como trincas e deformidades nas peças. Investimos em um moderno sistema de secagem, que melhorou bastante a produtividade e a qualidade para atendimento ao PSQ. Com as orientações do consultor, nós conseguimos tirar maior proveito desse investimento, melhorando ainda mais a produtividade do equipamento

Álvaro Gonçalves Jr. – Olaria São Sebastião