Porto Alegre se prepara para 4 dias de inovação e conhecimento no 44º Encontro Nacional

momento_blog_ed93

Com uma programação técnica imperdível, Anicer e Sindicer/RS apresentam novidades para esta edição Sul do Evento

Por Manuela Souza | Fotos: Dudu Leal, Divulgação

De 16 a 19 de setembro, empresários do setor de cerâmica vermelha terão a oportunidade de realizar negócios e adquirir conhecimento técnico para ficar por dentro das novidades da indústria. A cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, será “a casa do ceramista” durante o 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e 18ª Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, automotivos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica – Expoanicer.

O evento é o principal do setor, composto por aproximadamente 6.900 empresas, que geram 293 mil empregos diretos, 900 mil indiretos e possui um faturamento anual de R$ 18 bilhões. O Encontro promove o debate entre empresários, sindicatos, associações, pesquisadores, fornecedores, instituições públicas e privadas, organizações internacionais e consumidores.

Local escolhido para sediar o Encontro, o Centro de Eventos Fiergs possui uma área total de 36.724,85m², estacionamento para 3.100 vagas, acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD), ambientes climatizados, serviço de emergências médicas com ambulatório equipado e técnico de enfermagem de plantão (Área Protegida para ambulância) e monitoramento eletrônico de segurança. Além disso, está localizado a 15km/15min do centro da cidade e 12km/12min do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A proximidade com as principais capitais sul-americanas, também favorece as visitas de ceramistas dos países vizinhos.

VISITAS TÉCNICAS À 3 CERÂMICAS

Este ano, as Visitas Técnicas do Encontro Nacional serão realizadas à três cerâmicas da região sul. Referências na fabricação de produtos cerâmicos, as empresas já organizam o dia a dia da sua produção para receber, no dia 19 de setembro, empresários ávidos por inovação e conhecimento.

Por indicação do sindicato anfitrião do Evento, o Sindicer/RS, as visitas serão realizadas às cerâmicas João Vogel, Pauluzzi e Kaspary. Os ônibus para as visitas partirão dos hotéis oficiais do evento. Os ingressos estarão disponíveis no estande da Fellini Turismo, no pavilhão da Expoanicer, e incluem acompanhamento de consultor cerâmico especializado, transporte em ônibus de luxo com guia turístico e almoço.

João Vogel: Localizada no município de Bom Princípio (RS), a Cerâmica João Vogel foi fundada em 17 de março de 1998 e fixou seu nome no mercado de telhas cerâmicas vitrificadas no sul do País. Preocupada constantemente com o meio ambiente, a João Vogel mantém legalizadas as áreas de extração mineral, executa a recuperação, plantando mudas de árvores frutíferas conforme Plano de Controle Ambiental – PCA, e recupera os efluentes, mantendo o tanque de decantação dos esmaltes, onde os resíduos são todos reutilizáveis, preservando assim os rios.

Pauluzzi: Localizada no município de Sapucaia do Sul, a Pauluzzi é conhecida por seus produtos de alta resistência, pela sua capacidade de inovar e por suas ações em benefício do sistema construtivo. A Cerâmica possui um processo industrial altamente automatizado e grande capacidade de produção e alcançou a posição de maior indústria de blocos cerâmicos do país em 2009. De olho na sustentabilidade, a Pauluzzi utiliza em seu processo de produção resíduos provenientes de outras indústrias, tanto na queima quanto incorporados à massa, reaproveita o calor dos fornos para a secagem dos produtos, possui um plano de extração correta da argila com recuperação da área explorada, investe no reflorestamento, além de captar água da chuva. “O Brasil está atravessando um período instável e a feira é uma excelente oportunidade para trocar informações e preocupações com fornecedores e colegas de profissão, também para colocar em ordem os pensamentos de inovação ou de investimento que as empresas pretendem realizar. Por isso, temos o costume de frequentar as feiras da Anicer e, desta vez, teremos o privilégio da feira ser realizada no Rio Grande do Sul. Ficamos contentes com o convite para sermos uma das empresas visitadas e colocamos nossa indústria à disposição dos ceramistas, logicamente no dia e horário estipulado, para que façam uma visita agradável, e desta forma poderemos retribuir um pouco com tantas empresas de colegas que já nos receberam no Brasil em outras oportunidades”, falou o diretor da Pauluzzi, Juan Carlos Germano.

Kaspary: Localizada no município de Portão (RS), a Cerâmica Kaspary atua no mercado cerâmico desde 1980 e tem como principal objetivo a total satisfação dos clientes. Qualidade e bom atendimento são marcas registradas da Cerâmica, que em sua fábrica de 30.000 m² e avançado processo industrial, trabalha na confecção de lajes protendidas, pré-moldadas e treliçadas, blocos cerâmicos e telhas portuguesas e francesas, e está preparada para atender toda a região sul do Brasil e ainda países do Mercosul.

SHOW DE ENCERRAMENTO GRATUITO

A cantora Sandra de Sá será a responsável por animar a festa de encerramento do Encontro Nacional. A novidade este ano é que a cerimônia do Prêmio João-de-Barro e o show de confraternização irão acontecer na sexta-feira, e não no sábado. Além disso, serão gratuitos para todos os visitantes da 18ª Expoanicer.

Nascida em Pilares, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, Sandra se encantou com as músicas que ouvia nos bailes e começou a aprender violão sozinha, e não se conformando em tocar só o que ouvia, partiu com as primeiras composições, logo concorrendo com êxito em festivais estudantis. Chamada por alguns de “Tim Maia de saias”, por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de suas histórias juntos, como o famoso clipe do hit “Vale Tudo”, Sandra de Sá é hoje uma das grandes cantoras brasileiras, todos que a ouvem sabem disso, o timbre grave e caloroso, a potência e o “swing” e a personalidade feita de ternura e malandragem a identificam muito bem.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA

A programação do Encontro Nacional está bem completa e estrelada. Os principais temas do setor serão abordados por especialistas nacionais e internacionais de renome no mercado.

Clínicas Tecnológicas

O consultor do Senai Mario Amato/SP, Amando Oliveira, irá abordar o tema “Regulagem de boquilhas: como adequá-las para obter qualidade e menor consumo energético”. Amando é Técnico em cerâmica, especializou-se em tecnologia em extrusão, tecnologia em secagem e queima, tecnologia em regulagem de boquilha e tecnologia em preparação de massa.

O presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, vai mediar a palestra “A qualidade como oportunidade de negócio”, onde abrirá espaço para o debate de profissionais ligados ao PBQP-H, BNDES, Caixa Econômica Federal e Finep.

Uma dobradinha entre o consultor Fernando Fernandes e o engenheiro português Vitor Costa trará o tema “Liderança: desenvolva seu gerente de produção”. Formado em engenharia, Fernandes é palestrante e consultor de empresas nas áreas de relacionamento com o cliente, marketing, vendas e liderança. É escritor e apresentador do programa Cases, da Record News/SC. Já Costa, estudou Engenharia Cerâmica e do Vidro na Universidade de Aveiro e fez Mestrado de Engenharia de Materiais, nas Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho e Alto Douro e Universidade do Porto. Trabalhou no Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, em Coimbra, e em uma cerâmica em Angola. Hoje, dá assistência à indústrias de cerâmica do Brasil. “As empresas do setor de cerâmica vermelha estão sentindo, no momento atual, um dos maiores desafios da sua existência: adaptação ao mercado e às exigências que este lhes obriga a ter. A adequação das empresas tem que começar dentro da própria organização funcional, onde o Líder da Produção terá que desempenhar não só funções técnicas, mas também outras de carácter social e, sobretudo, de liderança, gerindo o grupo de trabalho de modo a obter um resultado produtivo estável”, explica Costa.

O consultor técnico da Anicer, Edvaldo Maia, encabeçará o painel “Minha cerâmica tem condições de fabricar bloco estrutural?”, junto com o vice-presidente da Anicer, presidente do Sindicer/MG e ceramista, Ralph Perrupato, a diretora da Anicer, membro do Sindicer/MS e ceramista, Cláudia Volpini, e o diretor de Relações Institucionais da Anicer, presidente do Sindicer Médio Vale Paraíba/RJ e ceramista, Luis Lima.

O consultor técnico da Anicer, Antônio Pimenta, irá abordar o tema “Como escolher o forno certo para o seu negócio?”, onde o também consultor técnico da Anicer, Vagner Oliveira, fará uma participação, contando as suas experiências sobre o assunto.

O mágico francês Eric Chartiot encerra o ciclo das Clínicas em grande estilo com o tema “A Força da Segurança”. “Quem gostaria de se machucar no trabalho? Quem gostaria de ir para o hospital em vez de voltar para casa hoje? Acham que o braço perdido no trabalho vai crescer chegando em casa?”, é com perguntas fortes como essas que abordarei a minha palestra sobre segurança do trabalho. Consideramos que informações técnicas sobre a prevenção de acidentes são fundamentais, mas não são suficientes. Sem uma profunda sensibilização emocional de quem deverá fazer uso do EPI ou é sujeito a um certo grau de risco no seu trabalho, de nada serve informar”, disse Chartiot. Formado em línguas estrangeiras aplicadas pela Universidade de Lyon, na França, Eric é também palestrante, com mais de 2.000 apresentações direcionadas às áreas de trabalho em equipe, segurança do trabalho, mudança de perspectiva de comportamentos e atendimento ao cliente, além de autor dos livros: A Melhor Mágica do Mundo, Contos Mágicos e O Magicontador. Espere por muitas mágicas e emoções ao longo desta clínica.

Fóruns Empresariais

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Maria Angélica Covelo irá ministrar o Fórum Empresarial “Requisitos de desempenho das edificações no Brasil”. “A apresentação mostrará o que representa a implantação da NBR 15575 para as práticas de produção de toda a cadeia produtiva da construção e as responsabilidades de cada agente; também mostrará os requisitos e como devem ser avaliados pelos produtores de sistemas e componentes, com foco mais detalhado naqueles que afetam os produtores de cerâmica vermelha. Serão mostrados os exemplos práticos de desempenho dos sistemas construtivos e como são influenciados pelos produtos da indústria, pelo projeto, pela execução da obra e até mesmo pelos usuários finais das edificações”, explica Maria Angélica.

Ainda no mesmo Fórum, o diretor Internacional do Grupo inglês, BRE, Orivaldo Barros, falará sobre a experiência internacional e discorrerá sobre o tema “Balanço energético da habitação: experiência britânica”. Formado em direito, Barros trabalha no Grupo BRE e dedica-se ao desenvolvimento de parcerias e projetos internacionais nos temas de inovação, sustentabilidade e resiliência para o ambiente construído e indústrias associadas. “Em minha apresentação irei abordar temas como o Código de Casas Sustentáveis implementado pelo Governo Britânico e sua substituição pelo BRE Home Quality Mark, uma marca de qualidade para novas habitações que irá transformar a maneira como os consumidores escolhem as casas que compram e alugam, e que permitirá que os construtores de casas possam diferenciar-se no mercado em um momento de crescimento rápido. Além de energia e acústica, farei uma abordagem holística, incluindo questões relativas a água, gestão de projeto, transporte, bem-estar, ecologia, escolha responsável de materiais, entre outros tópicos”, informa Barros. O Diretor da Pauluzzi, Juan Carlos Germano, será o mediador da palestra.

No Fórum 2, a engenheira civil Márcia Mello apresenta o tema “Desafios e oportunidades da construção civil”, onde irá abordar a alvenaria estrutural como oportunidade de crescimento do negócio; Alvenaria de Vedação racionalizada como exigência do mercado; Importância do controle e uniformidade do processo de produção dos blocos cerâmicos utilizados com estas finalidades; e desafios do marketing técnico para difusão do conhecimento destes sistemas construtivos. O Fórum irá contar ainda com a participação dos ceramistas Marcelo Tavares (Grupo Tavares) e José Joaquim da Costa (Cerâmica Mafrense), e terá mediação do também 2º vice-presidente da Anicer, o presidente da Acervir e também ceramista, Sandro Silveira. Márcia Mello é mestre em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos, desde 1997 trabalha com alvenaria estrutural no desenvolvimento de projetos e execução de obras. Atuou durante 11 anos no departamento técnico de indústria de blocos cerâmicos, participou do grupo de estudos para desenvolvimento das normas da ABNT de requisitos de produto e de cálculo e execução de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos.

Minicursos

O engenheiro português Vitor Costa, que também participará de uma Clínica, abrirá a bateria de palestras dos Minicursos com o tema “O impacto das matérias-primas na secagem”.

O comunicólogo Ricardo Leite irá abordar o tema “Tendências de Marketing e Vendas – Sua Cerâmica no Século XXI”. Formado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Leite é sócio-fundador, presidente e estrategista chefe da agência HyTrade Marketing & Comunicação, responsável pelo planejamento estratégico, marketing, vendas, relacionamento com stakeholders e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, além de palestrante e autor do e-book: “Como criar uma Estratégia Vencedora de Marketing de Conteúdo”.

A bióloga Sandra Gazem e o conselheiro de meio ambiente do Codema/Fiergs, Tiago José Pereira Neto, irão abordar o tema “Licenciamento Ambiental e Recuperação de Áreas: o que você deve saber”. Sandra é pós-graduada em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental e consultora do Cerâmica Sustentável é + Vida. Tiago possui formação superior em Engenheira Ambiental, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais. É Analista Técnico Sênior do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs – Codema, atuando na área de defesa de interesses da indústria.

O engenheiro civil e de segurança no trabalho e consultor do conselho da Fiergs, Sérgio Ussan, irá se juntar ao consultor técnico da Anicer, Isac Medeiros, na palestra “Principais NR’s aplicadas à Cerâmica Vermelha – Aplicação e casos de sucesso”.

Em tempos de crise energética, o tema não poderia ficar de fora da programação técnica do Evento. O consultor técnico da Anicer, Fábio Cruz, será o responsável pelo tema “Eficiência Energética: como obter o máximo rendimento de energia elétrica com segurança”. Cruz é engenheiro eletricista, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e em Engenharia de Segurança do Trabalho e consultor do Cerâmica Sustentável é + Vida.

Fechando a programação, o grande vencedor da edição 2015 do Prêmio Jovem Ceramista irá apresentar o seu projeto premiado e inovador aos presentes no espaço dos Minicursos.

Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica – EXPOANICER

Com uma estrutura moderna e funcional, o pavilhão de feiras do Centro de Eventos Fiergs irá receber a 18ª Expoanicer. Fornecedores e representantes de marcas nacionais e internacionais já confirmaram presença, e os ceramistas que já se inscreveram para participar do Evento contam o que gostariam de ver exposto.

Em sua última edição, a Expoanicer contou com 60 marcas nacionais e internacionais, que apresentaram as novidades e soluções tecnológicas disponíveis no mercado para o setor, movimentando milhões em negócios durante os três dias de feira. Nesta edição, teremos representantes do Brasil, Itália, Espanha, EUA e Grécia. “Contamos com representantes bem interessantes no evento, que trarão na bagagem muita inovação para os ceramistas. Como novidade, teremos marcas internacionais que estão retornando à Expo, como a Technology Design, da Itália, e Equipceramic, da Espanha; e também da Itália, a Linco Baxo. Esta última, participando pela primeira vez do Encontro. Vale ressaltar que ainda dispomos de alguns espaços para aquele fornecedor que não se decidiu sobre a sua participação, com a facilidade de poder parcelar em até 3 vezes o valor do estande”, explica o assessor comercial da Anicer, Rodrigo Carvalheira. “Destacaremos as nossas produções e referências no mercado brasileiro e, naturalmente, a presença direta oferece um contato maior com a clientela interessada e nos permite conhecer as necessidades de cada um e apresentar a solução mais adequada. Para os ceramistas presentes à 18ª Expoanicer, disponibilizaremos respostas imediatas às suas necessidades, encontrando diretamente a equipe da Technology Design, um time com uma longa experiência no setor a nível internacional”, dispara o confiante gerente comercial da Technology Design, Flavio Bonato.

“Eventos como a Expoanicer são a melhor forma do ceramista buscar novas tecnologias e soluções para o seu produto. Este é o intuito da Wacker e estar na Expoanicer, nos permite estar ao lado dos principais ceramistas do Brasil e, junto à eles, firmar parcerias de longo prazo para o desenvolvimento e aprimoramento deste mercado, através de soluções diferenciadas e suporte técnico local. Lançaremos na 18ª Expoanicer, a Prime-Telha e nesta campanha apresentaremos nossa tecnologia de silicones para materiais cerâmicos, dentro da linha de produtos SILRES BS ®. Os produtos desta linha possibilitam redução na absorção de água do material e aumento da durabilidade, qualidade e beleza estética ao longo dos anos. O tratamento de materiais cerâmicos com silicone é a tecnologia mais utilizada na Europa e no mundo, pois alia alta qualidade com baixo custo, já que o tratamento é altamente eficiente. Queremos que o ceramista ao redor do Brasil tenha a possibilidade de agregar valor ao seu material, diferenciando-se em um mercado altamente competitivo”, falou o Gerente de Vendas – Silicones para Construção da Wacker, Pedro Marani.

Já o Diretor Comercial da Alutal, Pedro Helpa, fala da importância de participar da Expoanicer e afirma que o ceramista pode esperar comprometimento da empresa com o setor cerâmico. “É muito importante participar, pois só estando próximo do ceramista conseguimos enxergar suas necessidades. Nós apresentaremos o Extrudamatic, um controlador de vácuo, dureza e amperagem da Extrusora”.

Entre as empresas já confirmadas, estão: Bonfanti, CMC Sistemas, Coreplast, Duracer, Icon, RCA, Saceimpianti (ITA) + Qualicer (USA), Wacker (USA), OMS (ITA), Lippel, Raça Máquinas, MAN, Sabo Impianti (GRE/ESP), Natreb, RG Maq, Verdés (ESP), MS Souza, Zucco, Linco Baxo (ITA), Equipceramic (ESP), Fucol, Technology Design (ITA) e Alutal. Os ceramistas estão animados com a edição Sul do Encontro e já fazem planos para os quatro dias que passarão em Porto Alegre. “A minha expectativa com o evento é de aprimoramento e conhecimento, através dos Fóruns e Clínicas, já em relação à Expo, vou com a ideia de ampliar o relacionamento com os fornecedores e gostaria também de ver alguma coisa mais elaborada na área de secagem e queima, alguma novidade mais técnica. Além disso, tem o atrativo da região que é bem turística, com seus vales de vinho”, disse Marcelo Lima, primeiro tesoureiro da Anicer e membro do Sindicer Médio Vale Paraíba/RJ.

Para acessar o mapa da feira e garantir o seu espaço como expositor, acesse o hotsite do evento.

Sorteios

Durante os eventos que a Anicer participa, Brasil afora, os consultores técnicos da Associação realizam sorteios de inscrições para as Clínicas Tecnológicas do 44º Encontro Nacional. Nove pessoas já foram agraciadas nesse período: Eugênio Nogueira, da ESC Nogueira (RN); José Carlos Kich, da Cerâmica Kich (RS); Cassiano Muller, da Cerâmica Ritter União (RS); Cláudia Medeiros, da E. Araújo Silva (RN); Danilo Diniz, da Cerâmica Aliança (RN); Jairo Cruz, da Cerâmica Nossa Senhora da Conceição (BA); Aldo Martins, da Aldo Martins do Santos – ME (RS); Everton Casa Grande, da Osmar Domingo Machado (SC); e Sidnei de Oliveira, da Cerâmica Santa Cruz (RO).

Promoções: Hospede-se nos hotéis oficiais e compre a sua passagem TAM com desconto!

Escolha a melhor opção de hotel e passagens, faça a sua inscrição, aproveite o desconto promocional e concorra a passeios à Gramado ou Canela, com acompanhante, e ingressos para as Visitas Técnicas. A Fellini Turismo, Agência Oficial do Evento, está pronta para encontrar o melhor pacote para os interessados em participar do Evento. Faça já a sua reserva! Desconto de 25% em passagens da TAM exclusivo para o encontro.

Andressa Amaral +55 (51) 3216-6300 | andressa@felliniturismo.com.br

Informações sobre o 44º Encontro Nacional | www.anicer.com.br/encontro44

Diversão – OS ENCANTOS DE BACO

O Rio Grande do Sul é famoso por sua produção de vinho de excelente qualidade, sendo a região brasileira mais tradicional na produção desta bebida. Além de uma paisagem encantadora, os visitantes podem experimentar experiências únicas na degustação dos vários tipos de rótulos situados na região.

Vale dos Vinhedos: Situa-se a 130 quilômetros de Porto Alegre e ocupa uma área de 82 quilômetros quadrados na Serra Gaúcha. Desde o ano de 2002, os vinhos da região são os únicos do país a apresentarem o selo de indicação de procedência. Já o selo de denominação de origem, garantem a qualidade da produção desde o ano de 2011. A Associação dos Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos certifica os vinhos que obedecem aos padrões de qualidade exigidos por esses selos. Cidades de colonização italiana, como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, recebem muitos visitantes interessados em conhecer a cultura da uva e degustar vinhos e espumantes.

Vinícola Bordignon: Localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, trata-se de uma empresa familiar que iniciou a produção de vinho no início dos anos 70. Oferece uma visita guiada, que deve ser agendada, onde os turistas fazem um passeio pelos parreirais, conhecendo o método de plantio e colheita da uva, e pela área de produção da vinícola. Além disso, existe a possibilidade de almoçar no local.

Vinícola Pedrucci: O enólogo Gilberto Pedrucci adquiriu e restaurou um pavilhão centenário para abrigar a Casa Pedrucci. Construído com pedra de basalto no início do século passado, a construção chama a atenção pelos detalhes artesanais que possui. Com mais de 20 anos de experiência no setor vitivinícola, já tendo representado o Brasil em eventos como: Itália, França, Alemanha, Espanha e Portugal, Gilberto Pedrucci sempre acalentou o sonho de possuir a sua própria vinícola.

Vinícola Miolo: Possui 450 hectares plantados no Vale dos Vinhedos e, além do belo projeto externo, a empresa montou sua unidade de processamento com o que há de melhor em termos de tecnologia. Oferece diariamente visitações às caves, aos vinhedos e minicursos de degustação guiados por enólogos.

Guatambu Estância do Vinho: Localizada em Dom Pedrito, na fronteira com o Uruguai, no extremo sul do Brasil, a 440 km de Porto Alegre, a Guatambu produz 100% de seus vinhos com uvas próprias de vinhedos cultivadas a 260 m de altitude. Os vinhedos compreendem 21,5 ha das variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Tempranillo, Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir.