Início Revista da Anicer Revista da Anicer #117 O maior evento da cerâmica vermelha já vai começar

O maior evento da cerâmica vermelha já vai começar

Custom CSS

Encontro Nacional

O maior evento da cerâmica vermelha já vai começar

Tradição, inovação, tecnologia, informação e sustentabilidade se encontram em Foz do Iguaçu

Por Manu Souza | Imagens: Anicer, Cerâmica Havaí, Cerâmica Stein, Ivan Shupikov, Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional e divulgação

“Esse evento só é nosso, porque é de cada ceramista deste Brasil também”, assim explicou o presidente da Anicer, Natel Moraes, quando perguntado sobre o formato de sucesso do Encontro Nacional, desenvolvido pela Anicer e que chega em 2019 a sua 48ª edição.

“Para um evento ser reproduzido tantas vezes e em cada uma delas, poder contribuir tanto com o dia a dia dos empresários da cerâmica vermelha, só prova que a nossa Associação vem trabalhando no caminho certo e oferecendo um serviço de qualidade para as indústrias de todo o Brasil”, finalizou Moraes.

É com esse espírito de comprometimento com o setor, desenvolvimento de novos mercados e disseminação de informações importantes para construir e aproveitar os bons ventos que começam a soprar em direção à construção civil, que o 48º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha chega à Foz do Iguaçu.

Durante três dias de evento, serão realizadas 6 Palestras, 10 Minicursos, 2 Visitas Técnicas, Prêmio João de Barro e visitações à Expoanicer e Casa Cerâmica, do projeto Solução Cerâmica.

Terra em que o turismo é a grande estrela e que abriga uma das 7 Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, Foz comporta uma harmonia única, de culturas, crenças, costumes e tradições. A região também se destaca por sua posição geográfica privilegiada, que juntamente com Paraguai e Argentina, oferecem um conjunto de atrações e curiosidades que agradam todos os perfis de viajantes. Por isso, o Encontro Nacional de Foz do Iguaçu é a oportunidade perfeita para o ceramista levar a família, renovar os conhecimentos de mercado e ainda aproveitar os atrativos do passeio.

Expoanicer – Um mundo de inovações para ceramista ver

A Exposição de Máquinas, Equipamentos, Automotivos e Insumos para a Indústria Cerâmica – Expoanicer, acontece paralela ao Encontro Nacional e reúne mais de 60 marcas, de seis países: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Grécia, Espanha e Itália. Apesar da crise, a Expoanicer é um evento tradicional do setor e figura em posição de destaque no ranking de feiras direcionadas para a indústria de cerâmica vermelha.

Com o intervalo de dois anos, desde a sua última edição, devido a situação econômica que o Brasil enfrenta, a edição de Foz do Iguaçu vem promovendo grandes expectativas, tanto dos expositores, como dos ceramistas.

O sócio-proprietário da marca Casa da Cerâmica, Tassayeti de Oliveira, está animado com as possibilidades que o evento poderá agregar à sua marca. “A Casa da Cerâmica irá expor no encontro a Mesa Cortadora de Telha Colonial e Canal e soluções industriais para a cerâmica vermelha, com baixos custos, levando ao visitante o nosso leque de produtos. A nossa expectativa é promover a empresa, colocando-a no cenário nacional e internacional, visando a localização da feira que se encontra em uma tríplice fronteira, para que possamos ganhar repercussão em toda a America Latina, prospectar clientes em potencial e criar vínculos com outros participantes da feira. Os ceramistas que visitarem o nosso estande, poderão viver a expectativa de que a empresa se compromete em ajudar a melhorar o mercado da cerâmica vermelha, ajudando amigos, parceiros e clientes na troca de ideias, promovendo assim um maior diálogo para que possamos ter soluções para sobressair a crise na construção civil. A empresa apresentará tecnologias para o corte de telhas, dando maior diversificação em seus produtos, mostrando e exemplificando a importância dessa diversidade, pois apresenta versatilidade, praticidade, baixo custo de investimento em seus produtos e bom feedback. Convidamos todos os amigos, clientes, parceiros, consultores, expositores e outras empresas do ramo para que visitem o nosso estande. Acreditamos que a feira será uma porta de entrada para o crescimento do setor. Temos expectativas e levaremos inovação e tecnologia para clientes, amigos e fornecedores, para que possam conhecer a empresa e estabelecer futuras parcerias”.

O pavilhão do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu tem uma área de 10.256,00 m², onde os visitantes poderão entrar em contato com o que há de mais moderno no mercado.

“Iremos expor Estampos para telha cerâmica e também nossos equipamentos para automação: alimentação de prensas, extração de telhas, pulverizadores de bastão, esteiras transportadoras em curva e em elevação. A nossa expectativa é apresentar nosso trabalho ao setor ceramista, compartilhar conhecimentos e fazer bons negócios. Vamos apresentar equipamentos de qualidade e uma forma mais eficiente de produzir telhas cerâmicas, com economia, otimização de espaço e soluções personalizadas para as necessidades de cada cerâmica. Esperamos todos os ceramistas em nosso espaço, para que conheçam nossos equipamentos e possamos atualizar conhecimentos sobre as inovações para o setor cerâmico”, disse o sócio-proprietário da Dilkin Máquinas, Lino Dilkin.

Para proporcionar uma melhor experiência e conforto aos visitantes, a organização do evento disponibiliza uma praça de alimentação, com diversas opções do melhor da gastronomia de Foz do Iguaçu, dentro da estrutura do Centro de Convenções.

Palestras

“Novas tecnologias, inovações e soluções para a indústria cerâmica”

Perfil: O Grupo Sabo foi criado ao longo dos anos, a partir da empresa principal, Sabo S.A., que foi fundada em 1984, na Grécia, pelo Sr. Dimitris Kiliaris. A sede, assim como a principal planta de produção, estão localizadas em uma área própria de 25.000 m², na Grécia, com 250 funcionários.

Com filiais na Itália, Romênia e Brasil, o Grupo Sabo oferece soluções completas para fábricas cerâmicas, desde o cortador até o produto paletizado, oferecendo os melhores equipamentos e mão de obra.

No Brasil há seis anos, a marca conta com uma infraestrutura distribuída em um prédio de 350 m², que conta com estrutura técnica para capacitação dos clientes e estoque de peças para reposição. A Sabo também é registrada no Finame, para facilitar os investimentos.

Perfil: A Natreb está no mercado de equipamentos para cerâmica há 45 anos. Tem longa trajetória na fabricação de máquinas para preparação de massa e extrusão, sendo que até hoje já produziu mais de 4.000 máquinas, destas, mais de 1.000 extrusoras, o que a torna referência no mercado nacional e em países do Mercosul. Além da fabricação de máquinas, a Natreb se dedica aos serviços de pós-venda e assistência com estratégia voltada ao atendimento rápido para todo o Brasil. Nos últimos anos, não parou de investir em pesquisa e desenvolvimento, agregando à sua linha de produtos o Secador Rápido, Fornos Metálicos, Automatismo de carga, Dragas, além de outras soluções que visam alimentar o setor cerâmico para alcançar, sempre, mais produtividade e competitividade.

Perfil: A DNCer Indústria e Comércio Ltda, fabricante dos produtos DuraCer, nasceu no ano 2000 como empresa incubada no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com o propósito de colocar no mercado Patente de Invenção do INT aplicável aos moldes de extrusão, utilizados na Indústria de Cerâmica Vermelha, que traz ganhos de qualidade e economia de argila e energia. Atualmente, cerca de 2/3 das cerâmicas utilizam moldes com insertos cerâmicos. Introduziu também no país cortador pneumático para telhas extrudadas de geometria complexa e outras melhorias nos moldes de extrusão.

Face à sua vocação de empresa de base tecnológica e visualizando o potencial da área de impressão 3D, iniciou em 2009 a execução de projeto voltado para a obtenção de cerâmicas, via prototipagem rápida e o desenvolvimento de impressoras 3D para a Cerâmica. Hoje, fabrica 3 modelos de impressoras 3D que utilizam a técnica de extrusão sob a marca DuraPrinter, tendo como principais clientes centros de tecnologia, designer e fabricantes de peças cerâmicas decorativas em argila e outras massas cerâmicas como grés e porcelana.

“Soluções Sustentáveis para a construção”

Iza Valadão é Engenheira Civil, com pós-doutorado em resíduos sólidos, Mestre e Doutora em Engenharia Metalúrgica, Docente do Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente e do Curso de Engenharia Civil, professora adjunta da UFF e consultora do Programa É de Casa, da Rede Globo.

“Construção 4.0 e tecnologia BIM”

Flávia Maritan é pós-graduada em Gerenciamento de Projetos e diretora na Construtora Virtual, no mercado da construção civil em São Paulo e Porto Alegre. Desde 2006 está envolvida com tecnologia e processos de implementação BIM. É criadora do blog BIMrevit, onde divulga dicas e notícias sobre o tema.

Cícero Sallaberry é Head of Design na empresa Ambar Tech. Engenheiro civil formado pela UFRGS. Atua como gerente de projetos, sendo responsável técnico pelas áreas de modelagem e compatibilização de projetos e planejamento 4D. Certificado Profissional em Revit Architecture 2015 pela Autodesk. Certificado nos cursos Autodesk Revit Avançado, Autodesk Revit MEP, Autodesk Navisworks Manage e Gerenciamento BIM. Possui experiência em gerência e coordenação de obras. Presta consultoria e ministra palestras na área de sistema BIM.

Mediação de Juan Carlos Germano | Cerâmica Pauluzzi

Introdução sobre o tema: Jefferson Dias Santos | Analista do Sebrae/MG

“Um novo olhar da arquitetura para os produtos cerâmicos”

Maurício Arruda é Graduado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de arquitetura e design sustentável desde 2000. Também foi professor de Design de Interiores durante 10 anos e atualmente ministra palestras em eventos nacionais e consultorias para diversas marcas, como Natura, Skol e Docol. Seu escritório de arquitetura desenvolve projetos residenciais, comerciais e temporários. No design de produto, Maurício se consolidou como referência da produção contemporânea brasileira recebendo convites para expor em galerias e feiras nacionais e internacionais de design, assim como assinando coleções para importantes marcas nacionais, entre elas Tok Stok. Em 2015 uma de suas criações passou a fazer parte do acervo de Design do Clube de Colecionadores do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Desde 2016, cria, executa e apresenta as transformações feitas no programa Decora, do canal GNT, da Globosat.

“Revolução digital para a indústria da construção”

Adri Kalinowski é coordenadora de projetos estaduais para o setor da indústria no Sebrae Paraná, designer e consultora de negócios, desenvolve ações relacionadas à melhoria da gestão, produtividade, liderança, negociação, inovação, comunicação e comportamento. Além disso, tem formação em Design de Produto, pela UFPR, Pós-graduação em Empreendedorismo, pela UP e MBA em Gerenciamento de Projetos, pela FGV.

“O mercado cerâmico no Brasil”

Minicursos

“Queima de Cerâmica Vermelha”

Santhiagu L. Procópio – Refratechnik Ceramic GmbH

Pedro M. Paredes Sobarzo – Macer S/A

Perfil: A Refratechnik representa um grupo de empresas posicionado globalmente e que desenvolve, produz e instala materiais refratários de alta qualidade para processos industriais de alta temperatura. Como fornecedor de sistemas, oferece soluções refratárias completas otimizadas para todos os setores industriais importantes.

“O aumento da eficiência produtiva”

Antônio Carlos Pimenta é técnico em cerâmica pelo Senai/ SP, administrador de empresas e Consultor Técnico da Anicer/Fundacer.

Minicurso – Estande Anicer

“Novos produtos e novas perspectivas para a cerâmica vermelha”

Jeferson Lemke é consultor técnico da Anicer/Fundacer, técnico em contabilidade, técnico em Cerâmica, auditor técnico, atuante no Mercado de Cerâmica Vermelha desde 1999, nas áreas de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos e gestão de processos. Coordenador e instrutor técnico da Escola Cerâmica Cetec Senai Luiz Claudio Sabedottii Fornari (MS), além de técnico especializado para ensaios cerâmicos do laboratório acreditado Inmetro Labsenai – Cetec Senai Luiz Claudio Sabedottii Fornari (MS).

“Legalização e manutenção de jazidas de argila”

Otacilio Oziel de Carvalho possui graduação em Geologia pelo Departamento de Geologia, especialização em Gerência da Qualidade Total pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, Geólogo Sênior da Cia de Processamento de Dados do RN e Geólogo Sênior da Sec da Ind. Com. Ciência e Tecnologia do RN. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Cerâmica vermelha, Minerais Industriais, Prospecção Mineral, Gerência de Qualidade Total e Geoquímica.

“Obras que não deram certo”

Iza Valadão – Vide descrição na página 32

“Terra Bruta – Case de sucesso Sebrae/PR e Sindicer Oeste/PR”

Inscrições em: https://e48.anicer.com.br

Visitas Técnicas com foco em economia e sustentabilidade

Ação tradicional aos Encontros Nacionais, as Visitas Técnicas servem para que os agentes do setor cerâmico tenham a oportunidade de conhecer de perto inovações que já fazem parte do dia a dia dessas cerâmicas.

Indústrias de destaque no Paraná, as Cerâmicas Havaí e Stein abrirão suas portas para receber os ceramistas vindos de todas as regiões do Brasil e os da América Latina.

As Visitas acontecerão na manhã da sexta-feira, 25 de outubro, e os interessados terão que adquirir o ingresso de acesso junto a Agência Oficial do evento, Personal Travel. O ingresso custa R$ 120,00 e dá direito a acompanhamento de consultor cerâmico especializado, transporte em ônibus de luxo com guia turístico e seguro viagem.

Os ingressos já estão disponíveis para venda e estarão disponibilizados, também, no estande da Personal na Expoanicer. É importante adquirir o acesso com antecedência, uma vez que os ônibus partirão dos hotéis oficiais do evento (Hotel Tarobá, Hotel Falls Galli, Hotel Bella Italia e Hotel Viale Tower) às 7h.

Localizada no município de Entre Rios do Oeste, a missão da Cerâmica Stein é produzir e comercializar produtos cerâmicos de qualidade que atendam aos requisitos de seus clientes e consumidores. Inovadora, a cerâmica tem em funcionamento um sistema de biodigestor para gerar energia a partir dos dejetos de suínos, além de instalar um forno contínuo e econômico, o que reduziu em cerca de 90% a emissão de fumaça na indústria. A Cerâmica Stein fabrica blocos de vedação, lajotas, blocos aparentes, blocos especiais de demolição, elementos vazados, canaleta e vedação vertical.

Localizada no município de Santa Helena, a Cerâmica Havaí conta com gestão familiar dos Strassburger, há mais de 50 anos. Seus representantes têm construído um negócio que exerce função transformadora, que faz a cerâmica desenvolver juntamente ao município de Santa Helena. Entre os itens fabricados, estão telhas, acessórios para telhados, blocos, pisos, revestimentos, elementos vazados, peças especiais, paver e tijolos para coluna.

Fale com a Personal e adquira já o seu ingresso!

eventos@personalviagens.tur.br
(11) 3251-0707 | (11) 97678-9379 | (11) 99464-6124

Anicer constrói Casa Cerâmica em Foz do Iguaçu

Iniciativa pretende demonstrar todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, uma parceria inédita da Anicer com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, de São Paulo, que vai promover a edição sul do projeto Solução Cerâmica, para demonstração de todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra. A ação consiste na construção de um modelo de casa destinado a Habitação de Interesse Social – HIS e demonstra de forma prática, todas as vantagens de um ambiente bem planejado, decorado e moderno, suas funcionalidades e novidades do mercado.

Ainda sobre as vantagens da Alvenaria Estrutural, estão as reduções no uso de concreto e ferragem, de mão de obra de carpintaria e ferreiro, e de peças de madeira para formas. Além disso, o sistema também torna a construção mais fácil, com canteiros de obra mais limpos e ecológicos, sem entulhos e restos de madeira. Com estes diferenciais competitivos, destaca-se que a casa modelo é uma realidade a ser aplicada em qualquer região do Brasil.

O projeto é assinado pela CDHU, empresa do Governo Estadual de São Paulo, vinculada à Secretaria da Habitação. A planta da casa foi pensada para atender as demandas de uma Habitação de Interesse Social. Medindo 47,87 m², o projeto atende a Norma de Desempenho, utilizando técnicas que permitem maior rapidez na execução, eficácia, produtividade, conforto térmico e acústico. A alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos segue as diretrizes de qualidade, com pé-direito de 2,60 m (que permite melhor iluminação e ventilação), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta e aquecimento solar.

O projeto, que conta com 2 dormitórios, 1 banheiro, sala, cozinha, sala de estar e área de serviço, contempla ainda a garantia de acessibilidade completa, para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. Os cômodos contam com espaço para girar cadeiras de rodas, corredores largos, janelas em altura que permitem visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura e banheiros acessíveis. As mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e em edifícios. Toda construção será realizada em um prazo de 5 dias e ficará em exposição durante os três dias do evento.

A iniciativa será compartilhada com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, através do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – FozHabita, que receberá instruções técnicas para que possa aplicar o projeto em suas licitações para construção de HIS. Diretora do FozHabita, Elaine Ribeiro de Souza Anderle, explica a importância desta parceria para o município.

“Receber um evento como esse da Anicer em Foz do Iguaçu, contribui e muito com o debate, com a discussão da construção civil. Poder proporcionar aos colaboradores, aos servidores efetivos, aos engenheiros, aos técnicos, aos arquitetos o acompanhamento da construção de uma casa num local, é inédito, é muito bom, então é uma experiência super positiva de podermos receber aqui em Foz do Iguaçu um evento como esse”.

Prêmio João de Barro premia destaques em inovação e sustentabilidade

Iniciativa da Anicer para reconhecer e destacar aqueles que contribuem com ações inovadoras e práticas de qualidade para a melhoria e desenvolvimento do setor no Brasil, o Prêmio João de Barro é oferecido todos os anos para quem se destaca pelo desenvolvimento do setor da construção civil brasileira.

Este ano, o Prêmio irá focar no tema “Inovação e Sustentabilidade” e vai contar com as seguintes categorias:

PERSONALIDADE. Pessoa física, ligada ao setor, que realizou ou realize trabalho ou ação em benefício da indústria de cerâmica vermelha, com conhecimento de excelência na área em que atua ou espírito empreendedor.

CERÂMICA. Empresa fabricante de produtos cerâmicos estruturais que tenha uma atuação referencial e idônea no mercado e que desenvolva algum tipo de trabalho inovador ou invista na qualidade dos seus produtos, assim como em práticas sustentáveis.

INSTITUIÇÃO OU FABRICANTE DE MÁQUINAS. Entidade/organização de interesse social (pessoa jurídica) que vise contribuir para o desenvolvimento do setor e ofereça serviços de qualidade ou empresa fabricante de máquinas, equipamentos ou insumos utilizados nas indústrias cerâmicas, que invista em inovação tecnológica, segurança no trabalho, sustentabilidade, na qualidade dos seus produtos ou na relação de excelência com o cliente.

As avaliações levarão em conta o espírito empreendedor, conhecimento de excelência na área em que atua, contribuição benéfica para o setor e ações inovadoras e sustentáveis, no caso de Personalidade. Atuação referencial e idônea no mercado, atitude inovadora e investimento em práticas sustentáveis, qualidade dos produtos, desenvolvimento de soluções ambientais voltadas para a preservação e/ou recuperação de recursos naturais, aplicação de algum instrumento de gestão ambiental (família ISO 14000) e comprometimento da empresa com a melhoria da qualidade ambiental, para Cerâmica e qualidade dos equipamentos, inovação tecnológica oferecida, investimentos em segurança no trabalho e sustentabilidade e relação de excelência com o consumidor (atendimento e credibilidade), para Instituição ou fabricante de máquinas.

As indicações foram realizadas pelos associados da Anicer, através do formulário integrado ao edital, disponível no site do Encontro. Uma comissão formada pelo vice-presidente da Anicer, João Gomes Neto e dois ceramistas convidados, selecionou 5 nomes, entre os indicados, que estão disponíveis para votação no site do evento. Apenas sócios da Anicer podem votar.

A premiação acontecerá durante a solenidade de encerramento do 48º Encontro Nacional, no dia 25 de outubro.

Dê o seu voto! https://e48.anicer.com.br/encontro-nacional/premio