Inovar é preciso

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Inovação

Inovar é preciso

Ter foco no mercado é a solução para o setor, alertam especialistas

Por Carlo Cruz e Manu Souza| Imagens: Anicer e divulgação

O processo estratégico de inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender às necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.

E mesmo frente à resistência de muitas instituições, é cada vez mais notório o impacto da inovação no dia a dia das empresas de sucesso, seja qual for o tamanho do negócio. Esse processo se tornou um diferencial competitivo gigantesco, afinal, é só inovando que a gente consegue se manter à frente da concorrência. Certo?

Muitos empresários pensam que apenas gigantes do mercado conseguem inovar, ou que isso é coisa apenas para empresas de outros setores tecnológicos, específicos de planejamento e desenvolvimento de produtos. Engana-se quem vê a vida dessa forma. Se há processo, produto, tecnologia, então já pode haver inovação. Ou melhor, “precisa” haver inovação.

E o que acontece com a empresa que deixa de inovar? Ela simplesmente é ultrapassada pela concorrência, sem dó nem piedade. Ela perde mercado e pode rapidamente chegar à falência. Por isso, especialistas no assunto garantem que a prática da inovação anda de mãos dadas com a longevidade empresarial no mundo dos negócios. Por quantos anos mais você quer que a sua empresa exista e dê lucro?

Empresários e governo se mobilizam pela causa

Em setembro do ano passado, um evento no Rio Grande do Norte reuniu empresários do setor cerâmico do estado, técnicos e representantes de instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do governo, do Sistema Fiern e da Fecomercio. Aberto pelo então presidente do Sindicer/RN, Vargas Soliz, o evento teve o objetivo de apresentar uma proposta para a criação do Núcleo de Inovação para Indústria de Cerâmica Vermelha, o Inovacer, lançado oficialmente no dia 20 de novembro de 2017.

Segundo Soliz, o Núcleo tem a função de fortalecer o setor da indústria cerâmica vermelha e da construção civil do estado através da inovação, priorizando ações em sistemas de gestão, processos produtivos e melhoria da qualidade dos produtos.

Uma ação semelhante foi desenvolvida no Ceará e já dura 20 anos, com a união inicial de quatro empresas. Hoje são mais de 600 empresas reunidas em um núcleo coletivo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico com foco em inovação, gestão de sistemas, de processos e desenvolvimento de novos materiais.

“Vamos atrás de novos produtos, novos métodos construtivos para que possamos evoluir na velocidade e rapidez das obras”, declarou Soliz.

O Presidente da Anicer, Natel Moraes, enfatiza que a necessidade de inovar no mercado para vencer a concorrência é urgente. Para ele, a cerâmica que não investe em pesquisa e desenvolvimento não terá condições de se manter competitiva para sobreviver nos próximos anos.

“É preciso olhar além, olhar pra frente e enxergar longe. O mercado está cada vez mais exigente e quer soluções para suas necessidades. O empresário de hoje precisa estar atento às demandas do mercado para criar produtos personalizados”, afirma Moraes.

Natel lembra que as cerâmicas associadas à Anicer podem contar com a consultoria de um time de técnicos preparados para ajudar na concepção de projetos na área de Pesquisa e Desenvolvimento. E aconselha: “É preciso ouvir o cliente!”.

De acordo com o presidente, as empresas inovadoras também são aquelas que mais ouvem as opiniões dos seus consumidores, clientes e colaboradores, sejam eles internos ou externos. E para isso, elas utilizam as informações como base para as mudanças. “É por isso que negócios inovadores possuem clientes mais felizes e fiéis”, garante.

Casos de sucesso

Fundada em 1785, a Cerâmica Gail tem se destacado no mercado com a customização de projetos. Localizada em Guarulhos, em São Paulo, a empresa aposta no desenvolvimento de produtos personalizados para fachadas, indústrias e piscinas, em especial as esportivas, e complementa seu portfólio com peças para usos em rampas, calçadas, rodapés e locais com exigências especiais. Não à toa, chegou ao patamar de líder nacional na fabricação de produtos extrudados.

A empresa fechou uma parceria com a rede de supermercado Semar, para reforma das lojas do grupo.

“Desenvolvemos novos produtos no formato 7039 (30X30) e nas cores 2702, 2502 e 3002 para atender a uma necessidade específica do cliente. Atendemos a primeira unidade em 2017 e teremos mais algumas até o final de 2018”, explicou Luciana Cunha, do departamento de Marketing da Gail.

Ela conta que a empresa vê a Inovação como um ponto de grande importância em suas decisões e projetos. Para isso, o grupo investe constantemente em novas tecnologias e mantém sua linha de produtos atualizada em design e qualidade. A empresa também oferece a possibilidade de customizar cores, formatos e texturas mediante projetos.

“Percebemos que as tendências de mercado influenciam diretamente nas necessidades dos clientes e este fator muda constantemente, por isso precisamos nos adequar rapidamente”, comenta Luciana.

Tamanha expertise rendeu à empresa contratos em todo o Brasil, além de países como Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Dinamarca e Holanda.


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