Início Revista da Anicer Revista da Anicer #105 Teresina se prepara para 3 dias de inovação e conhecimento no 46º Encontro Nacional

Teresina se prepara para 3 dias de inovação e conhecimento no 46º Encontro Nacional

Custom CSS

46º Encontro Nacional

Teresina se prepara para 3 dias de inovação e conhecimento no 46º Encontro Nacional

Com uma programação técnica imperdível, organizadores apresentam novidades para esta edição que retorna ao nordeste do Paí

Por Manuela Souza | Fotos: Aureliano Muller, Anicer e Divulgação

Teresina, a única capital do Nordeste que não possui litoral, mas que é compensada por outros atrativos, como o encontro dos rios Poty e Parnaíba, a boa gastronomia da culinária típica do nordeste brasileiro e o seu forte artesanato, irá servir de pano de fundo para a realização do 46º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica, que acontece de 20 a 22 de setembro de 2017, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí – Fiepi.

O evento é fruto de uma parceria entre a Anicer e o Sindicato das Indústrias de Cerâmica para a Construção do Estado do Piauí – Sindicer/PI e, em breve, terá a sua programação completa divulgada pelas duas instituições.

As últimas edições do Encontro Nacional comprovam que a necessidade de modernização através da inovação tecnológica sustentável do setor, vem permitindo grande interação empresarial frente aos gargalos existentes e da capacidade de assimilação de novos conceitos de gestão, investimento, automação, serviços, produtos, combustíveis, matérias-primas, entre tantos outros itens que compõem a cadeia produtiva da cerâmica.

Este ano, à pedido do nosso público-alvo, os ceramistas, que em suas últimas pesquisas, deixaram clara a necessidade em capacitação e direcionamento para superar o momento de crise que passa o setor cerâmico, o Encontro acontecerá sem a realização da Expoanicer, o que nos permitirá direcionar total atenção à realização de treinamentos nas já tradicionais Clínicas Tecnológicas, que terão a sua grade ampliada, favorecendo os ceramistas que estão em busca de informações técnicas sobre o setor. Assim, tendo como foco o crescimento continuado e sustentável, a Anicer oferece novas oportunidades de qualificação aos empresários, seus negócios e funcionários a partir da realização de palestras executadas por especialistas em cerâmica vermelha.

O evento é o principal do setor, composto por aproximadamente 6.900 empresas, que geram 293 mil empregos diretos, 900 mil indiretos e possui um faturamento anual de 18 bilhões, segundo a última pesquisa oficial do IBGE. O Encontro promove o debate entre empresários, sindicatos, associações, pesquisadores, fornecedores, instituições públicas e privadas, organizações internacionais e consumidores.

Local escolhido para sediar a edição 46 do Encontro Nacional, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí – Fiepi, possui uma área com pavimentos interligados, compondo um amplo espaço para feiras e exposições em um ambiente versátil. Além disso, dispõe de amplos auditórios, com sistema audiovisual digital, que oferece visibilidade total para o palco.

Como facilitador, o espaço está localizado a 8 km do Aeroporto Senador Petrônio Portella em Teresina. A proximidade com as principais capitais do Nordeste, também favorece as visitas de ceramistas dos estados vizinhos.

Clínicas Tecnológicas

Especialistas de diversas áreas de conhecimento abordam questões relacionadas ao setor cerâmico. Entre os temas que serão discutidos nas Clínicas, estão questões como as reformas trabalhista e tributária, venda técnica, mercado, oportunidades no pós-crise e construções sustentáveis.

A grande novidade nas Clínicas Tecnológicas deste ano é a ampliação do seu conteúdo técnico e formato de execução. Serão doze Clínicas, isso permitirá que os interessados possam escolher exatamente o tema que tem mais interesse em assistir. Serão quatro Clínicas por dia, com uma tabela de preços diferenciada, para caber no bolso de todos os interessados em participar do evento.

Animado com o retorno do evento ao Nordeste, o Presidente da Anicer, Natel Moraes, está confiante na participação em massa dos ceramistas. “Acreditamos que, fortalecendo os ceramistas e lhes proporcionando conhecimento e instruções de mercado, impulsionamos também boas perspectivas de negócios para o nosso setor, apesar da crise que atingiu o país nos últimos tempos. Por isso, estamos confiantes e trabalhando para manter a excelência e o sucesso do Encontro para o nosso público visitante. Estaremos de braços abertos para receber os ceramistas vindos de todo o Brasil”, disse Moares.

O presidente do Sindicer/PI e anfitrião do evento, Waldyr de Moraes Júnior, faz coro: “Convidamos, orgulhosamente, todos os ceramistas do Brasil para que participem 46º Encontro Nacional, em Teresina. Esse encontro representa a nossa demonstração de força e fé no nosso setor, representa que juntos somos mais fortes e que esperamos sair logo dessa crise. O polo cerâmico do Piauí tem muito à expor para o Brasil e para o mundo, sobretudo as excelentes empresas, que possuem uma extensa gama de produtos, parques fabris de primeiro mundo, com boas práticas adotadas, temperadas pelo calor de nossa terra. Venham nos visitar, será uma honra recebê-los”.

Espaço de Negócios da Anicer

Uma das novidades para esta edição do Encontro será a disponibilização de um Espaço de Negócios, para que as empresas interessadas em apresentar seus produtos/serviços aos fabricantes de materiais cerâmicos possam conversar.

“Entendemos que não é o momento de realizar uma Expoanicer nos moldes que estamos acostumados a oferecer. Infelizmente, não está sobrando dinheiro no mercado para Eventos. Mas quisemos garantir o direito e a possibilidade dos ceramistas negociarem com os seus fornecedores. Por isso, desenvolvemos uma proposta mais em conta para todos”, explica o presidente da Anicer.

Para saber mais informações sobre o 46º Encontro Nacional e adquirir uma área no Espaço de Negócios da Anicer, entre em contato com a Anicer através do e-mail comunica@anicer.com.br ou telefone (21) 2524-0128.

Visitas Técnicas

Outro diferencial desta edição Nordeste são as Visitas Técnicas, onde os ceramistas terão a oportunidade de conhecer in loco o funcionamento de quatro indústrias cerâmicas do Estado do Piauí, fabricantes de blocos e telhas. Na rota das Visitas, estão as cerâmicas Telhamar, Santa Maria, Livramento e Grupo Santa Vitória.

Os prazeres da mesa piauiense

No estado há uma forma peculiar de temperar os ingredientes, muita pimenta e cheiro verde. Talvez, o grande diferencial da comida piauiense seja a maneira como ela é preparada e um dos legados que os indígenas deixaram para o Piauí foi a sua culinária.

As grandes estrelas da mesa piauiense são o capote e a paçoca (carne seca pilada com farinha). Além disso, é fácil encontrar pratos típicos da culinária nordestina, como a galinha à cabidela (também conhecida como galinha ao molho pardo ou galinha caipira), o arroz Maria Isabel, baião de dois e sarapatel.

Frutos do mar e peixes também não ficam de fora no paladar dos moradores da região. Para os que apreciam uma boa cachaça, o local tem representações de nome, como a Mangueira, cachaça destilada de cana-de-açúcar em alambique de cobre martelado envelhecida por um ano em tonéis de garapeira. Mas quem não gosta de álcool, tem a famosa cajuína, o típico “refrigerante” do estado. A bebida é feita a partir do caju e atualmente é considerada patrimônio cultural do Piauí.