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25 anos com uma trajetória de conquistas para o setor

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25 anos com uma trajetória de conquistas para o setor

Presente em todo o País, através de seus Sindicatos e Associações, Anicer comemora mais um ano de dedicação à indústria cerâmica

Por Manuela Souza

A Associação Nacional da Indústria Cerâmica completou, em janeiro, vinte e cinco anos de atuação, cumprindo com firmeza a sua missão de dar voz aos empresários junto às instituições públicas e privadas, lutando pelos seus interesses e defendendo suas conquistas.

Desde sua fundação, em 20 de janeiro de 1992, durante uma assembleia geral que aconteceu na CNI, em Brasília (DF), até os dias de hoje, um longo caminho de realizações foi percorrido. A instituição descreveu uma trajetória ascendente em termos de realizações e reconhecimento. O intercâmbio contínuo com instituições técnico-científicas nacionais e internacionais por meio de convênios, serviços, pesquisas e eventos, para os ceramistas e seus colaboradores permite à Anicer trazer novidades para o setor.

Nos últimos anos, importantes parcerias foram fechadas com órgãos nacionais e regionais, como federações de indústrias de todo o país e o sistema “S”. Também a presença cada vez mais significativa de representantes do setor em feiras nacionais e internacionais foi de grande relevância para ampliar e conquistar novos espaços e ampliar negócios.

A Associação tem em sua trajetória o comando de cinco presidentes que facilitaram a articulação de parcerias com pesquisadores e instituições científicas, empresariais, públicas e privadas, no intuito de desenvolver e disseminar o uso dos produtos cerâmicos. O atual Presidente, Natel Moraes, diz que o trabalho em conjunto é grande parte do sucesso da Anicer. “Não podemos deixar de reconhecer a atuação dos sindicatos, associações e cooperativas junto com a Anicer, que desenvolvem um importante trabalho para o crescimento do setor no país inteiro”.

Importantes parcerias consolidaram a Anicer ao longo de tempo e entre as suas conquistas, está a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do Governo Federal, como mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) de Blocos e Telhas cerâmicas. O programa, mantido pela Anicer, conta com um total de 161 cerâmicas qualificadas, sendo 129 fabricantes de blocos cerâmicos e 32 de telhas cerâmicas, distribuídas em diversos estados. No âmbito da indústria de cerâmica vermelha, o PSQ funciona como uma ferramenta de qualidade que auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas conforme a normatização técnica brasileira para, desta forma, atenderem às exigências da Caixa, do Inmetro, construtoras, revendas e consumidores.

Focando sempre na qualidade do produto cerâmico e no crescimento continuado e sustentável das cerâmicas brasileiras, a Associação também estabeleceu duas importantes ações em parceria com o Sebrae. Entre o período de 2010 a 2013, foi desenvolvido o programa “Conheça o seu Produto pela Avaliação da Conformidade”, que alavancou a qualidade no setor de cerâmica estrutural e estimulou empresas a ensaiar seus produtos rotineiramente e conhecer efetivamente sua qualidade. E desde 2013, está em andamento o projeto “Cerâmica Sustentável é + Vida”, com a finalidade de promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha, por meio de um conjunto de ações para implantação da gestão empresarial, promoção da inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental que permita a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos. “A troca de informações, a qualificação dos produtos cerâmicos, a promoção da sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e a gestão cada vez mais voltada para a visão macro fez com que o segmento se tornasse conhecido e respeitado por órgãos financiadores da construção e que as empresas do setor conhecessem os produtos e os vissem como sinônimo de qualidade e excelência”, ressalta Sylvio Alves de Barros Filho, primeiro presidente e hoje conselheiro da Anicer.

A presença de uma entidade nacional organiza o setor e favorece o diálogo com o Governo, instituições, empresários e a sociedade civil. Dentro da sua atuação institucional e setorial, ao lado de sindicatos, associações e cooperativas, a Anicer luta pelos interesses da indústria de cerâmica vermelha nas questões fiscais, econômicas, trabalhistas e ambientais. Duas das conquistas de destaques foram: a inclusão do setor cerâmico entre os beneficiados da desoneração da folha de pagamento e as melhorias do Simples Nacional, cujas alterações na Lei Geral estão entre os maiores avanços para o setor da micro e pequena empresa desde a promulgação da Lei, em 2006.

A Associação também tem participado ativamente da elaboração e revisão de normas e regulamentos técnicos que norteiam a indústria de cerâmica vermelha, ora como coordenadora, ora como membro consultivo, ao lado de sindicatos, universidades e da sociedade em geral. Também não podemos esquecer, as atividades da Anicer para impulsionar o produto cerâmico. Com o trabalho da Associação, o setor de cerâmica vermelha foi o primeiro, em toda cadeia da construção civil brasileira, a se dedicar ao estudo completo do impacto ambiental do ciclo de vida dos seus produtos e a publicá-lo. Encomendado pela Associação, a empresa canadense Quantis desenvolveu o estudo “Avaliação do Ciclo de Vida do produto cerâmico”, em comparação aos seus equivalentes de concreto, pelo qual foi possível reafirmar as principais vantagens destes produtos naturais e identificar aspectos que podem evoluir na sua produção. De acordo com a publicação, os produtos cerâmicos são a solução mais sustentável para construções. Os detalhes sobre o estudo e o resultado completo da avaliação estão disponíveis no portal da Anicer.

Importante instrumento de disseminação do produto cerâmico, a campanha “A Casa da Minha Vida”, produzida pela Anicer, tem como público-alvo o consumidor final, além de arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil. Seu objetivo é a valorização da cerâmica como um produto ao alcance de todos. Com o slogan “Na casa da minha vida, só cerâmica”, o trabalho ganha destaque em ações nas mídias digitais e redes sociais e promove a ACV dos produtos cerâmicos. Também uma ação de sucesso, uma parceria com o Senai, possibilitou o projeto “Solução Cerâmica, Minha Casa, Minha Vida” para apresentar nas feiras de construção civil a alvenaria estrutural com blocos cerâmicos como uma alternativa de construção rápida e econômica que atende as necessidades do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV).

O trabalho conduzido pela Anicer durante os anos de sua existência conta com apoio essencial dos seus associados, que entendem a força de um representante nacional para o fortalecimento do setor. A filiação à Associação é um comprometimento com a união de todo setor. A participação é voluntária, entretanto é necessária para que a Anicer possa seguir defendendo os interesses das indústrias de cerâmica vermelha nos temas atuais e primordiais para o contínuo desenvolvimento do segmento cerâmico. “Há 13 anos iniciei minha caminhada participando junto à Anicer. Através desse percurso, pude conhecer cada vez mais os ceramistas de cada região e entender as diferenças tão marcantes em cada estado. São técnicas, recursos, produtos e, principalmente, pessoas diferentes. Deste convívio, percebi que a minha fábrica tinha muito a aprender e que, agora, tinha o elo que levaria a este aprendizado. Foram anos de novos amigos, novas visitas técnicas, novas feiras e, no fim, muito mais base para discutirmos com nosso cliente. Fazer parte da Associação é contribuir para uma produção cada vez mais justa e com qualidade, é aprender com quem já faz bem feito e está disposto a ajudar, explica o vice-presidente da Anicer, presidente do Sindicer/PB e sócio-diretor da Cerâmica Salema (PB), João Neto.

Por tudo isso, a Anicer comemora, junto com os Associados, Sindicatos, Associações e Cooperativas o que já conquistou no sentido de progresso e crescimento da indústria de cerâmica vermelha, com a promoção do desenvolvimento sustentável e a difusão do uso destes produtos na construção civil. Mas ainda há muito trabalho a ser feito e por isso, o planejamento de ações futuras não para nunca. “Nossa grande meta para o futuro, é ajudar o setor a superar os desafios que já se apresentam, a crise econômica, a melhoria em nossos processos produtivos e ambiente de trabalho e, principalmente, a produção do nosso produto com qualidade, para podermos manter nossas peças no topo da cadeia produtiva da construção civil, como os mais sustentáveis e melhores para alvenarias e coberturas”, finaliza Moraes.