Cerâmica Sustentável é + Vida completa três anos de consultorias

Realizado em parceria com o Sebrae, projeto irá atender 600 cerâmicas em todo o país até agosto 2017

Por Mellyna Reis

Uma das parcerias mais bem sucedidas da Anicer alcança os três anos de execução em 2016. Desenvolvido com o apoio do Sebrae, o Cerâmica Sustentável é + Vida já realizou 459 atendimentos em empresas de norte a sul do país, incentivando uma gestão cada vez mais sustentável e eficiente. Os resultados tão positivos garantiram, inclusive, a prorrogação do projeto por mais um ano e meio: o prazo de conclusão é agosto de 2017.

O CS+V cuida das necessidades básicas para o funcionamento do pequeno produtor, proporcionando um salto tecnológico para as cerâmicas atendidas. Por meio dele as empresas estão investindo na transformação do seu negócio e estimulando a mudança do comportamento empresarial do setor. As consultorias garantem às micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha ações para a implantação da gestão empresarial, inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental, possibilitando a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos.

Segundo dados do IBGE, o setor de cerâmica vermelha é constituído por 6.903 empresas, com faturamento anual conjunto de R$ 18 bi. O projeto foi pensado para atender cerca de 90% desse target, utilizando-se de ferramentas de gestão que aumentem a competitividade das empresas, sem abrir mão de práticas mais sustentáveis para o setor.

As consultorias são executadas por técnicos em cerâmica especializados e são oferecidos seis módulos: Inovação Tecnológica, Eficiência Energética, Qualidade nos PSQ/PBQP-H, Ambiental e Incorporação e tratamento de resíduos sólidos, sendo que esses dois últimos já estão esgotados.

“O CS+V possibilita ao Sebrae e a Anicer levarem conhecimentos especializados e capazes de promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias cerâmicas e, ao mesmo tempo, contribuir para o aumento da produtividade, melhoria nas condições de saúde e segurança no trabalho, redução do consumo de energia e adesão ao Programa Setorial da Qualidade de Cerâmica Vermelha”, enfatiza Arthur Carneiro, coordenador do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida do Sebrae Nacional.

“O projeto já beneficiou mais de 400 pequenas indústrias cerâmicas em 25 estados do país, levando consultorias para o desenvolvimento desses pequenos negócios que, somadas às capacitações de gestão feitas pelo Sebrae, potencializam os resultados das empresas do segmento de cerâmica vermelha”, complementa.

Além de melhorar a gestão e os processos produtivos, as consultorias do CS+V capacitam a mão de obra trabalhadora, otimizando o chão de fábrica. O projeto ainda serve de apoio à qualificação dos produtos cerâmicos nos Programas Setoriais da Qualidade (PSQ), pertencentes ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H, do Governo Federal.

“O CS+V tem trazido resultados extremamente positivos, transformando as cerâmicas por onde tem passado. Constatamos isso não só através da percepção, mas baseado em dados e fatos, tanto dos feedbacks por meio de pesquisa de satisfação, como através dos indicadores de desempenho medidos durante e após determinado período em que a consultoria é realizada”, detalha o engenheiro cerâmico Bruno Frasson.

A avalição condiz com a pesquisa realizada pelo Sebrae após o segundo ano de execução do convênio. No levantamento, 100% dos empresários entrevistados afirmaram que as consultorias foram úteis para suas empresas. “Segundo os empresários, os principais resultados foram as melhorias dos produtos e processos, bem como diminuição do desperdício”, revela Carneiro.

De acordo com Frasson, o indicador de produtividade aponta que 70% das empresas que participaram da consultoria de inovação tecnológica aumentaram a sua produtividade e 60% das que receberam a consultoria de eficiência energética obtiveram redução no consumo global de energia (térmica e elétrica).

“Já atendemos as metas da consultoria para incorporação de resíduos sólidos e da consultoria ambiental. Hoje ainda temos disponibilidade de três módulos de consultorias, que são eficiência energética, qualificação no PSQ e inovação tecnológica. Os módulos são independentes e o ceramista pode optar individualmente por uma ou mais consultorias, de acordo com suas necessidades e prioridades”, explica.

O gestor do projeto, João Gomes de Andrade Neto, ressalta que as consultorias do CS+V também servem como um canal de aproximação entre os empresários e a associação. “O Cerâmica Sustentável é + Vida é muito importante para a Anicer, pois gera um elo entre as cerâmicas e a entidade. Deste modo, a associação pode ouvir o ceramista, conhecer melhor o setor e garantir que os processos gerem o melhor retorno para os empresários e um bom produto para o mercado”, afirma.

O empresário, que concilia a gestão do projeto com a vice-presidência da Anicer, salienta que as consultorias também aproximam a entidade da realidade dos parques fabris de todo o Brasil. “Sabendo que os resultados do projeto são essenciais para o crescimento do negócio, a visita do consultor, integra uma rede de outros técnicos que estão em constante comunicação, fazendo com que as melhorias sejam acompanhadas por toda uma equipe. Essa geração de informações, acaba por atualizar os dados do setor em todo o Brasil”, argumenta.

Resultados

As consultorias do Cerâmica Sustentável é + Vida começam com uma reunião de início de atividades com a direção da cerâmica, para definir o foco do atendimento, seguido da indicação da pessoa da empresa que será responsável pelo acompanhamento do trabalho dos técnicos. “Conversamos com a diretoria para saber as principais necessidades da empresa e quais os objetivos e ações que são pretendidos. Depois, traçamos as estratégias de execução da consultoria diante das condições e realidade da empresa encontrada, para enfim visitar as instalações da fábrica”, explica o técnico em cerâmica, Edvaldo Maia.

Considerando que uma consultoria dura em média quatro dias, é difícil mensurar modificações imediatas. Por isso, sempre ao final de cada atendimento, os técnicos buscam detalhar aos responsáveis o trabalho desenvolvido na empresa. “No dia de encerramento de cada consultoria, faço uma reunião com a diretoria da cerâmica e procuro apontar tudo o que notei ao longo dos trabalhos como produtividade, qualidade dos produtos, recomendações para treinamento da equipe e desenvolvimento de ações”, relata o consultor Antônio Carlos Pimenta.

Entre os resultados positivos já identificados ao longo do projeto está a redução no consumo de combustíveis (até 30%), diminuição das perdas e identificação de falhas no processo de fabricação. Muitas empresas conseguem a adequação dos produtos para os PSQs e até mesmo a qualificação depois de recebidas as consultorias. Os atendimentos são avaliados pela equipe do projeto, que entra em contato com as cerâmicas para obter um feedback, além dos relatórios produzidos pelos técnicos.

Proprietário da Cerâmica Nova, localizada em Içara/SC, Acxel Gietner elogia a didática dos consultores. “O serviço foi além das expectativas. A gente está conseguindo melhoria de produtos, inovação no processo produtivo, e tivemos até uma redução acentuada do custo de produção, graças ao remanejo de pessoas e processos”, comemora. Juliano Bertan, dono da Cerâmica Recertan, em Morro da Fumaça/SC, também ficou satisfeito com o trabalho. “Os resultados vieram já na segunda semana, sendo que o principal foi na queima. Mais pra frente, quando a situação financeira melhorar, pretendo contratar outros módulos”, afirma.

Primeira empresa a contratar a consultoria do CS+V, a Olaria São Sebastião, instalada em Barra do Piraí/RJ, tinha como principal meta planejar um setor de preparação de massa e determinar áreas para depósito de novos lotes de argilas para sazonamento. “Antes, a mistura era dosada com o auxílio da pá carregadeira, processada em um caixão alimentador e desintegrador, e utilizada logo em seguida. Após as orientações dos consultores do projeto, a preparação da massa passou a ser executada em área coberta para depósito de reserva de dois tipos de argilas, onde ocorre o sazonamento por 48 horas antes de sua utilização. As mudanças geraram uma maior conformidade no desempenho do produto final”, detalha o sócio-proprietário, Álvaro Gonçalves Júnior.

Os aprendizados obtidos pela consultoria estão sendo postos em prática gradativamente na Cerâmica Rodrigues, instalada no município de Arvorezinha/RS. “Foi um investimento que valeu muito a pena. Nós estamos conseguindo botar todo o projeto em funcionamento, fazendo ensaios a cada 15, 20 dias. Antes a gente não fazia isso, fazia só a cada três ou quatro meses. Mas queremos começar a fazer todos os dias”, comenta o vendedor Ricardo Rodrigues. “Está sendo muito bom pra gente e futuramente pretendemos contratar novas consultorias”, acrescenta.

A mudança na forma de gerir proposta pelos consultores do CS+V é uma das melhorias mais identificadas pelos empresários. Para Claudir Fachinetto, da Cerâmica Fachinetto, também em Arvorezinha/RS, as sugestões dos técnicos foram essenciais para a administração. “Agora temos uma pessoa que está cuidando da parte elétrica, da instalação dos automatismos, que contratamos por causa do investimento que a gente fez. Você acaba melhorando as instalações, acaba tendo um retorno financeiro em função disso e o principal é que você fica com uma fábrica mais enxuta e mais organizada. É o que sempre digo: mesmo que você não tenha um retorno imediato, com certeza lá na frente você vai ter”, reconhece.

Adesão

O Sebrae e a Anicer subsidiam até 90% do valor de mercado da consultoria. O ceramista pode aderir ao projeto por diversas formas: entrando em contato diretamente com os técnicos, por telefone ou na página do Cerâmica Sustentável é + Vida: http://ceramicasustentavel.anicer.com.br. Nela, o empresário vai preencher um cadastro de interesse com os dados da empresa e consultoria(s) que deseja fazer e depois assinará um contrato. Após efetuado o pagamento, a consultoria é agendada em comum acordo entre Anicer e a cerâmica. Mais informações: (21) 2524.0128.