Intervado #31: Norma de lajes está em Consulta Nacional até 17 de outubro

crisehidrica_blog_ed95

Em discussão por anos, a parte 2 do projeto de revisão define os requisitos para Laje Pré-Fabricada (lajotas cerâmicas e de EPS)

O projeto de revisão da norma ABNT NBR 14859, partes 1, 2 e 3 – elaborado pela Comissão de Estudo Especial de Laje Pré-Fabricada, Pré-Laje e de Armaduras Treliçadas Eletrossoldadas (ABNT/CEE-094) –, já está disponível para Consulta Nacional, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), até o dia 17 de outubro. Nesta etapa, qualquer pessoa ou entidade interessada no tema objeto da normalização pode visualizar, imprimir e enviar comentários e sugestões ou então recomendar a sua desaprovação, devendo, neste caso, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação. O projeto não tem valor normativo, e nesse ínterim continuam em vigor as normas anteriores relativas ao objeto da normalização.

A ABNT NBR 14859, sob o título geral “Lajes pré-fabricadas de concreto”, tem previsão de conter cinco partes: a Parte 1 trata dos requisitos para os elementos pré-fabricados estruturais (Vigotas, minipainéis e painéis); a Parte 2 compreende os requisitos para os elementos inertes para enchimento e forma para lajes pré-fabricadas (lajotas cerâmicas e de EPS); os requisitos para amaduras treliçadas eletrossoldadas aplicadas nas lajes pré-fabricadas estão na Parte 3; já a Parte 4 trará os tipos de lajes e informações complementares relacionadas ao projeto, dimensionamento e detalhamento executivo; e, por fim, a Parte 5 prevê a avaliação do desempenho de vigotas e pré-lajes sobcarga de trabalho.

De acordo com o projeto de revisão, “a Norma foi revisada tendo como premissa a clara diferenciação dos componentes e elementos constituintes do sistema construtivo laje pré-fabricada. Em vista disso, as antigas ABNT NBR 14859:2002 e ABNT NBR 14860:2002 tornaram-se as Partes 1 e 2 desta Norma. A Parte 3 é oriunda da ABNT NBR 14862:2002”.

A parte 2 da NBR 14859 especifica os requisitos para recebimento e utilização dos elementos inertes a serem empregados na execução de lajes pré-fabricadas nervuradas, para qualquer tipo de edificação. O item “Tipos de elementos pré-fabricados não estruturais”, constituídos de materiais caracterizados por ruptura frágil ou dúctil, define as características geométricas da lajota cerâmica, do suporte cerâmico e de outros elementos. A norma e seus anexos apresentam ainda os requisitos de dimensões e tolerâncias, a resistência característica, defeitos, condições de fornecimento e encomenda, inspeção, amostragem, ensaios, entre outros.

O projeto de revisão da NBR 14859 esteve em discussão na CEE-094 e a indústria de cerâmica vermelha participou de diversas reuniões através do presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, representantes de sindicatos, cooperativas e associações e empresários do setor. “Após inúmeras discussões, desde 2008, foram definidos estes textos. Isto é positivo e representa um avanço para o setor da construção”, pontua Gonçalves. Acesse o projeto de revisão em: www.abntonline.com.br/consultanacional.