O Centro Cerâmico do Brasil (CCB) começa 2020 com inscrições abertas para o treinamento intitulado “Matérias primas para placas cerâmicas (via seca e via úmida): conceitos fundamentais e técnicas de caracterização”, que acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 8 horas às 17 horas, na sede do CCB.

O treinamento é a continuidade do CCB Capacita, projeto criado para promover diversos treinamentos na área destinados a engenheiros civis, arquitetos, gerentes e analistas de qualidade e de suprimentos de construtoras.

Este em questão, de acordo com o consultor técnico do CCB, Marcelo Dezena, que irá proferir o treinamento,  tem como principal objetivo apresentar as principais matérias primas utilizadas na fabricação de revestimentos cerâmicos por via úmida (monoporosa, BIIb e porcelanato) e via seca (BIIb). “Vamos abordar suas características fisio-químicas e comportamentais, passando por suas funções dentro de composições de massas cerâmicas, finalizando com as técnicas experimentais mais usadas na caracterização destes materiais, tais como Fluorescência de raios X, Difratometria de raios X, Análise térmica e Análise dilatométrica, dentre outras”, disse.

No programa, no entanto, estão incluídos as principais matérias primas cerâmicas usadas tanto para via seca quanto para via úmida;  os conceitos teóricos das matérias primas e suas funções em uma massa cerâmica e estratégias e técnicas de caracterização de matérias primas cerâmicas.

As inscrições podem ser feitas através DESTE LINK ou pelo e-mail comunicacao@ccb.org.br e o investimento é de R$ 320,00 com direito ao certificado e material online.

Sobre o instrutor
Marcelo Dezena Cabrelón é bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais com ênfase em Cerâmica pela Universidade Federal de São Carlos. Intercâmbio ISTEC/CNR – Faenza/Itália sob a supervisão do Dr. Michele Dondi; 18 anos de experiência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em produtos cerâmicos tradicionais; sócio fundador da startup INNOVARE Inteligência em Cerâmica e foi dois anos professor/ visitante na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no curso de Engenharia de Materiais.